História, memória e geração: remissão inicial a uma discussão político-educacional

Autores

  • Lívia Diana Rocha Magalhães Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640463

Palavras-chave:

Geração. Memória. História. Educação

Resumo

Nesse ensaio, abordamos como os conceitos de geração e de memória podem ser um dos recursos analíticos possíveis para pensarmos a relação entre experiências passadas e a análise das prioridades políticas de uma dada sociedade, dentro do estudo da história da educação, considerando que uma sociedade, ainda que não seja historicamente a mesma dantes, pode operacionalizar o uso e a atualização constante do passado em favor da continuidade de dada condução e construção política, educacional, no presente.

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Biografia do Autor

Lívia Diana Rocha Magalhães, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade de São Carlos – UFSCar; Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP; com Pós-Doutorado em Psicologia Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ. Professora Plena do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas – DFCH, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. Coordenadora Geral do Museu Pedagógico da UESB; Professora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Memória: Linguagem e Sociedade (UESB). Membro do HISTEDBR e do HISTED-BS.

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Como Citar

MAGALHÃES, L. D. R. História, memória e geração: remissão inicial a uma discussão político-educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 94–103, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640463. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640463. Acesso em: 28 nov. 2021.

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