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Dimensões históricas da escolarização no meio rural e urbano brasileiro: um estudo nos municípios de Araguari, Uberlândia e Patos de Minas
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Palavras-chave

Escolarização. Meio rural. Meio urbano

Como Citar

SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; SOUSA, José Josberto Montenegro. Dimensões históricas da escolarização no meio rural e urbano brasileiro: um estudo nos municípios de Araguari, Uberlândia e Patos de Minas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 267–284, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640474. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640474. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa apoiada pela Pró Reitoria de Pós Graduação da Universidade Federal de Uberlândia – PROPP/UFU. O objetivo é compreender o processo de escolarização no meio rural e urbano nos municípios de Araguari, Uberlândia e Patos de Minas, localizados na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba no estado de Minas Gerais, Brasil. Verificou-se que ao longo da história da educação brasileira, a educação dos grupos menos favorecidos foi negligenciada pelo Estado, e pôde-se perceber que, no meio rural, isso se manifestou de forma mais intensa. Constatou-se que o processo de escolarização, no lócus da pesquisa, revelou aproximações da história da educação brasileira, evidenciando a interdependência entre “local” e “global”.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640474
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