As implicações das políticas públicas nas escolas no campo no estado de São Paulo a partir do final da década de 1980

  • Jaqueline Daniela Basso UFSCar- mestre pelo Departamento de Pós-Graduação em Educação
  • Luiz Bezerra Neto Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Escolas no campo. Multisseriação. Políticas públicas e Estado de São Paulo

Resumo

Neste trabalho buscamos expor e discutir algumas políticas educacionais que incidiramdiretamente no fechamento de escolas no campo e na multisseriação no Estado deSão Paulo, a partir de fins da década de 1980. Historicamente há um movimentode fechamento das escolas rurais e valorização das escolas urbanas e no períodoaqui analisado, percebemos que os processos de nucleação e a Reorganização dasEscolas estaduais, além de outras ações governamentais mais abrangentes,intensificaram ainda mais este processo. Desta maneira, pretendemos aquicontribuir para a compreensão do processo histórico recente que culminou com aatual situação da educação escolar no campo paulista, representada por umreduzido número de escolas se comparado às escolas urbanas e pelo transporte,cada vez mais numeroso, de alunos do campo para as cidades.

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Biografia do Autor

Jaqueline Daniela Basso, UFSCar- mestre pelo Departamento de Pós-Graduação em Educação
Mestre em Educação pelo Departamento de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, graduada em Pedagogia.
Luiz Bezerra Neto, Universidade Federal de São Carlos
Professor Adjunto do Departamento de Educação da Universidade Federal de São Carlos, coordenar do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo GEPEC/ UFSCar- Histedbr

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Publicado
2014-06-28
Como Citar
Basso, J. D., & Bezerra Neto, L. (2014). As implicações das políticas públicas nas escolas no campo no estado de São Paulo a partir do final da década de 1980. Revista HISTEDBR On-Line, 14(55), 312-322. https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640477
Seção
Artigos