Banner Portal
Concepções luteranas de educação e infância em uma creche comunitária
PDF

Palavras-chave

História da educação. Infância pobre. Assistência luterana. Cuidar/educar

Como Citar

SCHINDHELM, Virginia Georg; HORA, Dayse Martins. Concepções luteranas de educação e infância em uma creche comunitária. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 333–345, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640479. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640479. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo discorre sobre as concepções luteranas de educação e de infância numa escola de Educação Infantil fundada em 1979. Mostramos a história dos luteranos no Rio de Janeiro e a trajetória das transformações sociais que culminaram na criação de uma creche comunitária criada para assistir crianças em situação de risco social. Apresentamos o percurso histórico dos eclesiásticos no Brasil e as ações evangélicas que os levaram para além do paroquialismo estabelecido e fechado em torno de si mesmo desde a chegada dos imigrantes europeus. Discutimos a trajetória desse trabalho institucional dos luteranos até seu envolvimento com uma população empobrecida e marginalizada no Rio de Janeiro, pertencente a qualquer credo. Identificamos as necessidades de atendimento a demandas assistenciais que evidenciaram o binômio cuidar/educar tão presente na educação infantil. Os resultados da pesquisa revelaram, dentre outros, as iniciativas eclesiásticas de caráter social e diaconal para favorecer os grupos comunitários em desvantagem social, a influência dessa doutrina evangélica para uma educação escolar pública de caráter obrigatório e a importância atribuída ao conhecimento da formação pessoal pelo desenvolvimento intelectual, espiritual e moral como promotora de cidadania.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640479
PDF

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaksman. 2. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.

BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. As concepções educacionais de Martinho Lutero. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 33, n. 1, jan-abr. 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL. Relatório do Centro Social Bom Samaritano da Comunidade Evangélica Luterana do Rio de Janeiro a ser apresentado no XIV Concílio Geral da IECLB (17 a 21.10.1984 em Marechal Cândido Rondon – PR). Rio de Janeiro, 1984. Trabalho não publicado.

JARDILINO, José Rubens L. Lutero & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. 124p.

KRAMER, Sônia. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2001. (Biblioteca da Educação. Série 1, Escola, v. 3).

KUHLMANN JR., Moysés. O jardim de infância e a educação das crianças pobres. Final do século XIX, início do século XX. In: MONARCHA, Carlos (Org). Educação da infância brasileira. 1875-1983. Campinas, SP: Autores associados, 2001. (Coleção Educação Contemporânea)

LANCILLOTTI, Samira Saad Pulchério. A Influência dos Irmãos da Vida Comum na obra Didáctica Magna de Comenius. HISTEDBR, 2003. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/revis/revis13/art6_13.pdf. Acesso em 21 mar. 2013.

LUTERO, Martinho. Aos conselhos das cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas. In: LUTERO, Martinho: obras selecionadas, v. 5. São Leopoldo, RS: Sinodal. 1995.

MERISSE, Antonio et al. Lugares da infância: reflexões sobre a história da criança na fábrica, creche e orfanato. São Paulo: Arte & Ciência, 1997.

PETSCH, Vilma. Os direitos da criança: um desafio diaconal. IECLB: Comunhão de Obreiros Diaconais, 1999. Trabalho não publicado.

RIBEIRO, Antonio Carlos. As igrejas na luta pelo direito à educação pública. In Seminário Temático Internacional Religião e Educação 2006. São Paulo: EDUSP, 2006.

RIZZO, Gilda. Creche: organização, currículo, montagem e funcionamento. 2.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

SCHÜNEMANN, Rolf. Em busca de dinamicidade: a presença pastoral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana nas Regiões Metropolitanas do Rio de Janeiro e de São Paulo entre 1960 e 1990. 1997. Tese (Doutorado em Teologia) – Departamento de Teologia. Pontifícia Universidade Católica, Rio de Janeiro, 1997.

VALENTE, Renata Curcio. A GTZ no Brasil: uma etnografia da cooperação alemã para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: E-papers: UFRJ, Laced, 2010.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.