Resumo
O presente artigo tem por objetivos apresentar as trajetórias escolares de jovens e adultos em processo de alfabetização, identificando os principais fatores que dificultaram o acesso à escola na idade escolar e compreender os condicionantes que implicaram o retorno aos estudos na idade adulta. A pesquisa possui como aporte teórico os estudos de Pierre Bourdieu, sendo utilizadas como principais categorias de análise para a pesquisa os conceitos de capital cultural, capital econômico, capital social e habitus. Os resultados apresentados neste artigo estão inseridos em uma pesquisa mais ampla sobre os fatores condicionantes da exclusão escolar e as expectativas educacionais de jovens e adultos em processo de alfabetização matriculados em um projeto de alfabetização no município de Araraquara/SP entre os anos de 2009-2010. O estudo apresentado neste artigo permite a identificação de fatores internos e externos à escola que interferiram e ainda interferem diretamente nas trajetórias escolares dos sujeitos investigados e aponta para um novo fator de exclusão escolar relacionado à baixa qualidade do ensino. Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos. Trajetórias escolares. Capital cultural.Referências
ARARAQUARA. Lei no 5.748, de 21/12/2001. Institui o MOVA.
ARARAQUARA. Plano Municipal de Educação. 2004-2013.
ARROYO, M.G.: Um campo de direitos e responsabilidade pública. In: Soares, L. J. G.; GIOVANETTI, M.; GOMES, N. L. Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. P. 19-50.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Lei no 9394, de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, 1996.
BOURDIEU, Pierre. 1930-2002. Sociologia. Renato Ortiz (Org.). Paula Monteiro (Trad.). 2 ed. São Paulo: Ática, 1994.
BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. Magali de Castro (trad.) In.: NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A. M. (Org.). Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 71-79.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Mariza Correa (Trad.). 7 ed. Campinas: Papirus, 2005. 224 p.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Introdução, organização e seleção Sergio Miceli. – São Paulo: Perspectiva 2009.
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Civilização Brasileira: Rio de Janeiro, 1981.
FREIRE, A. M. Analfabetismo no Brasil. São Paulo/Brasília: Cortez/Inep, 1989.
HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Aprendizagem de Jovens e Adultos: avaliação da década da educação para todos. São Paulo em Perspectiva, 14 (1) 2000.
HADDAD, Sérgio. A participação da sociedade civil brasileira na Educação de Jovens e Adultos e na CONFINTEA VI. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 41 maio/junho 2009.
IBGE. Censo de 2000 e 2010.
NOGUEIRA, M. A.; CATANI, A.. Uma sociologia da produção do mundo cultural e escolar. In: NOGUEIRA, M.A.; CATANI, A. M. (Org). Escritos de educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1998. p. 7-15
NOGUEIRA, M. A. Favorecimento econômico e excelência escolar: um mito em questão. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago 2004.
PERES, M. A. de C. Velhice e analfabetismo, uma relação paradoxal: a exclusão educacional em contextos rurais da região Nordeste. Revista Sociedade e Estado - Volume 26, Número 3, Setembro/Dezembro 2011.
WACQUANT, L. Esclarecer o Habitus. Educação e Linguagem. São Bernardo do Campo, ano 10, n. 16, p. 16, p. 63-71, jul/dez/2007.
ZAGO, N. Prolongamento da escolarização nos meios populares e as novas formas de desigualdades educacionais. In: Sociologia da Educação: pesquisa e realidade brasileira.
PAIXÃO, L.; Zago, N. (orgs.). – Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.-. (Coleção Ciências Sociais da Educação).
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.