Trajetórias de exclusão: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização

Autores

  • Mônica Pereira Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Ester Buffa Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640481

Palavras-chave:

Alfabetização de Jovens e Adultos. Trajetórias escolares. Capital cultural

Resumo

O presente artigo tem por objetivos apresentar as trajetórias escolares de jovens e adultos em processo de alfabetização, identificando os principais fatores que dificultaram o acesso à escola na idade escolar e compreender os condicionantes que implicaram o retorno aos estudos na idade adulta. A pesquisa possui como aporte teórico os estudos de Pierre Bourdieu, sendo utilizadas como principais categorias de análise para a pesquisa os conceitos de capital cultural, capital econômico, capital social e habitus. Os resultados apresentados neste artigo estão inseridos em uma pesquisa mais ampla sobre os fatores condicionantes da exclusão escolar e as expectativas educacionais de jovens e adultos em processo de alfabetização matriculados em um projeto de alfabetização no município de Araraquara/SP entre os anos de 2009-2010. O estudo apresentado neste artigo permite a identificação de fatores internos e externos à escola que interferiram e ainda interferem diretamente nas trajetórias escolares dos sujeitos investigados e aponta para um novo fator de exclusão escolar relacionado à baixa qualidade do ensino. Palavras-chave: Alfabetização de Jovens e Adultos. Trajetórias escolares. Capital cultural.

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Biografia do Autor

Mônica Pereira, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar)

Ester Buffa, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Federal de São Carlos (PPGE-UFSCar) e UNINOVE.

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Publicado

2014-06-28

Como Citar

PEREIRA, M.; BUFFA, E. Trajetórias de exclusão: um estudo sobre jovens e adultos em processo de alfabetização. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 361–375, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640481. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640481. Acesso em: 18 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos