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Revista Nova Escola e educação física (1986 – 1997): fase da adesão à educação pelo movimento
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Palavras-chave

Revista Nova Escola. Educação Física. Concepções Pedagógicas

Como Citar

NUNES, Fabio Luis Santos. Revista Nova Escola e educação física (1986 – 1997): fase da adesão à educação pelo movimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 376–398, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640482. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640482. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

Resumo Este artigo possui como objetivo analisar quais concepções do componente Educação Física historicamente foram veiculadas pela Revista Nova Escola entre 1986 e 1997. Este impresso é destinado aos profissionais do Ensino Básico, possui edições mensais e é publicado,desde março de 1986, pela Fundação Victor Civita, órgão ligado a Editora Abril. Possui temas relacionados ao Ensino Fundamental abrangendo assuntos ligados a todos os componentes desta etapa da Educação Básica. Estudado à luz dainterpretação historiográfica thompsoniana, que elimina procedimentos autoconfirmadores, o periódico foi compreendido como um objeto real, concreto ecognoscível do ponto de vista histórico que enquanto produto material éprovisório e passível de mudanças e releituras. Constatou-se, a partir das reportagens sobre a área que trouxeram sugestões de conteúdos e relatos de práticas pedagógicas desenvolvidas por professores de Educação Física, na maioria de escolas públicas de todas as regiões do país, que entre 1986 e 1997, a RevistaNova Escola veiculou, predominantemente, a concepção psicologizante de EducaçãoFísica, no entanto, foi possível constatar que o impresso também veiculou, com menos ênfase, a concepção crítica ou progressista da área.Palavras-chave: Revista Nova Escola, Educação Física,Concepções Pedagógicas.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640482
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