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A política educacional consolidada por meio do Grupo Escolar Lauro Sodré no município de Moju-PA
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Palavras-chave

Grupo Escolar. Estado. Educação

Como Citar

COSTA, Renato Pinheiro da; CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. A política educacional consolidada por meio do Grupo Escolar Lauro Sodré no município de Moju-PA. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 62, p. 121–143, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i62.8640497. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640497. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Com o início da República no Brasil setores importantes como a educação foram redimensionados, nesse sentido, no Estado do Pará foram criadas instituições de ensino com a intenção de alavancar o progresso social. Em Moju a força dessa ação do Estado é percebida através da história da educação que se apresenta ao longo desta pesquisa, por esse motivo este trabalho objetivou identificar a importância geopolítica da criação do Grupo Escolar Lauro Sodré para o município de Moju dentro de um projeto político do Estado para a implementação da política educacional republicana. Por isso partimos da problemática: Qual a importância geopolítica e educacional do Grupo Escolar Lauro Sodré instituído no Município de Moju? Desse modo, pautados no método histórico bibliográfico chegamos à conclusão que Moju se enquadra entre os municípios da região que teria a proposta de preparar a população para o desenvolvimento com a qualificação de mão-de-obra para atuarem nos setores sociais, e que a educação desenvolvida por meio do Grupo Escolar Lauro Sodré era a principal estratégia para atingir tais finalidades.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640497
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