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Aspectos históricos da formação de professores primários em Santarém no século XX: o legado das escolas Álvaro Adolfo da Silveira, Santa Clara e São José
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Palavras-chave

Formação docente. História da educação. História das instituições escolares

Como Citar

FERREIRA, Paula de Souza; ROCHA, Solange Helena Ximenes; SOUZA, Maria de Fátima Matos de. Aspectos históricos da formação de professores primários em Santarém no século XX: o legado das escolas Álvaro Adolfo da Silveira, Santa Clara e São José. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 62, p. 167–184, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i62.8640500. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640500. Acesso em: 24 maio. 2024.

Resumo

Os primeiros registros da história da educação no município de Santarém datam dos anos finais do século XVIII, quando foi fundada a primeira escola primária masculina. No entanto, estes registros não estão acompanhados da história da formação de professores. Este trabalho pretende entender a formação de professores do município de Santarém no século XX, a partir de pesquisa com fontes iconográficas e documentais relativas aos cursos normais implantados no Colégio Santa Clara, Escola São José e Colégio Álvaro Adolfo da Silveira. Como metodologia adotou-se a Pesquisa Documental com análise dos seguintes documentos: resoluções, portarias, planos curriculares, matrizes curriculares, atas de formatura, decretos, pareceres. Os dados indicam a forte presença da Igreja Católica e do Governo do Estado na implantação de instituições educacionais em Santarém, todavia a participação do estado intensificou-se após a segunda metade do século XX quando observou-se maior carência de pessoal qualificado para atuar nas escolas da região.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640500
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