Resumo
Os primeiros registros da história da educação no município de Santarém datam dos anos finais do século XVIII, quando foi fundada a primeira escola primária masculina. No entanto, estes registros não estão acompanhados da história da formação de professores. Este trabalho pretende entender a formação de professores do município de Santarém no século XX, a partir de pesquisa com fontes iconográficas e documentais relativas aos cursos normais implantados no Colégio Santa Clara, Escola São José e Colégio Álvaro Adolfo da Silveira. Como metodologia adotou-se a Pesquisa Documental com análise dos seguintes documentos: resoluções, portarias, planos curriculares, matrizes curriculares, atas de formatura, decretos, pareceres. Os dados indicam a forte presença da Igreja Católica e do Governo do Estado na implantação de instituições educacionais em Santarém, todavia a participação do estado intensificou-se após a segunda metade do século XX quando observou-se maior carência de pessoal qualificado para atuar nas escolas da região.
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. 3a edição – Rio de Janeiro – 2011.
ALMEIDA, Critóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe e SÁ-SILVA, Jackson Ronie. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. Revista Brasileira de História & Ciências Sociais, Ano I-Número I- Julho de 2009.
ALMEIDA, Critóvão Domingos de; GUINDANI, Joel Felipe e SÁ-SILVA, Jackson Ronie. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 5.692, de 11 de Agosto de 1971. Brasília – DF.
BRASIL. MEC. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei no 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Brasília – DF.
BRASIL. MEC. Plano Nacional de Educação. Brasília – DF.
COLARES, Anselmo Alencar. A história da educação em Santarém: das origens ao fim do Regime Militar (1661-1985). Santarém – Instituto Cultural Boanerges Sena 2005.
COLARES, M. L. I. S. Panorama da Educação em Santarém. Revista HISTEDBR on line. Campinas – São Paulo, n.23. p. 95-113, set 2006.
COWEN, Robert e FIGUEREDO, Maria C.M. Modelos de cursos de formação de professores e mudanças em políticas: um estudo sobre o Brasil. Disponível em http://www.schwartzman.org.br/simon/desafios/6professores.pdf. Acessado em 06/05/11, às 16:22 h.
FIGUEREDO, Nébia Maria Almeida. Método e metodologia na pesquisa científica. 3a Edição, São Caetano do Sul – São Paulo: Yendis Editora, 2008.
FONSECA, Wilde Dias da. SANTARÉM: Momentos Históricos. 4a edição, Gráfica e Editora Tiagão, Santarém – 1996.
FRANCISCO FILHO, Geraldo. A Educação Brasileira no Contexto Histórico. Campinas - São Paulo, editora Alínea, 2a edição, 2004.
PILETTI, Nelson. História da Educação no Brasil. Alínea Editora, 2a edição, Campinas – São Paulo, 2004.
RANGHETTI, Diva Spezia. Políticas de formação inicial dos professores no Brasil: dos Jesuítas às Diretrizes da Pedagogia. Revista @mbienteeducação, v. 1, no1-Janeiro a Julho de 2008 - São Paulo.
SAVIANI, Demerval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v.14, no40Campinas-São Paulo, 2009.
TANURI, Leonor Maria. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação, no14, São Paulo, 2000.
VICENTINI, Paula Perin e LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. São Paulo: Cortez, 2009.
VIEIRA, Alboni Marisa Dudeque Pianovski e GOMIDE, Angela Galizzi Vieira. História da formação de professores no Brasil: O primado das influências externas. Disponível em http:// www.pucpr.br/eventos/educere2008/anais/pdf/93_159. Acessado em 06/05/2011, às 16:07 h.
ZOTTI, Solange Aparecida. Organização do Ensino Primário no Brasil: Uma leitura da História do Currículo Oficial. Acessado em 17 de junho de 2011. Disponível em http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_102.html.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.