A história da matemática escolar no Gymnasio Paes de Carvalho (1889-1930): um olhar sobre as fontes históricas

Autores

  • Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo Universidade Federal do Pará – UFPA

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640503

Palavras-chave:

Matemática Escolar. Currículo. Gymnasio Paes de Caravalho. Fontes Históricas

Resumo

O objeto de estudo desta pesquisa são as fontes históricas relativas a história da disciplina escolar matemática no Gymnasio Paes de Carvalho, no período de 1889 a 1930, sobre o qual se objetiva analisar de que modo as fontes históricas presentes no arquivo da escola contribuem para o desvelamento da história da matemática escolar nessa instituição. Os fundamentos teórico-metodológicos utilizados foram Goodson (2001) e Chervel (1990), no que se refere a história do currículo e das disciplinas escolares, e Saviani (2004) e Lombardi (2004), no que se refere ao trabalho com as fontes históricas. A pesquisa de campo no arquivo da escola ocorreu de maio a agosto de 2014, período em que foi feita a organização das fontes encontradas e a digitalização dos documentos referentes a dinâmica da escola e a disciplina escolar matemática. A partir da análise destas fontes foi possível fazer considerações acerca de algumas dimensões da matemática escolar, principalmente, no que se refere aos professores que ensinavam matemática no ginásio, pois revelam a cotidianidade das relações interpessoais e interinstitucionais dos atores da escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iza Helena Travassos Ferraz de Araújo, Universidade Federal do Pará – UFPA

Professora da Faculdade de Educação do Instituto de Ciências de Educação da UFPA. 

Referências

ABUD, Katia M. A história e o ensino temático. Anais do XVII Simpósio Nacional de História – ANPUH, São Paulo, julho 1993, p. 492-501.

APPLE, Michael N. Ideologia e currículo. 2o ed. Porto Editora, 1999.

BASSALO, José M. F. O ensino da Física em Belém do Pará. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol 17, no 2, junho/1995, p. 152-158.

CHAQUIAM, Miguel; GASPAR, Elaine da S.; BORGES, Gleeydson F. L. História da Educação no Pará: do Liceu Paraense ao Paes de Carvalho. In: Encontro Paraense de Educação Matemática, Belém, 2010, p. 1-11.

CHERVEL, André. História das Disciplinas Escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Revista Teoria e Educação, Porto Alegre, vol.2, 1990. p. 177-229.

FRANÇA, Maria do P. S. De S. A. de. Raízes históricas do ensino secundário público na Província do Grão Pará: o Liceu Paraense. Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1997 (Dissertação de mestrado).

GASPAR, Elaine S.; BORGES, Gleeydson F. L.; CHAQUIAM, Miguel. Liceu Paraense: berço cultural na Amazônia. Revista Traços, Belém, vol. 12, n. 25, jun. 2010, p. 149-169.

GRACEZ, Angelina N. R. Fontes complementares na pesquisa historiográfica. In: CASIMIRO, Ana P. B. S.; LOMBARDI, José C.; MAGALHÃES, Lívia D. R. (org.) A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

GOODSON, Ivor. O currículo em mudança: estudos na construção social do currículo. Porto: Porto Editora, 2001.

LE GOFF, Jaques. História e memória. 2o. Vol. Lisboa: Edições 70, 2000.

LOMBARDI, José C.. História e historiografia da educação: atentando para as fontes. In: LOMBARDI, José C.; NASCIMENTO, Maria. I. M. (org.) Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004. - (Coleção Memória da Educação)

LOPES, Alice R. C. História do currículo na pós-graduação em educação da UFRJ (1972-1981): concepções de conhecimento e pesquisa. Revista Brasileira de Educação, no 7, 1998, p. 57-73.

MIGUEL, Maria E. B. Do levantamento de fontes à construção da historiografia: uma tentativa de sistematização. In: LOMBARDI, José. C.; NASCIMENTO, Maria. I. M. (org.) Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados:

HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004. - (Coleção Memória da Educação)

NUNES, Antonietta D.; MATOS, Maria T. N. de B.; CABRAL, Ilma da S. Os arquivos e a memória da educação na Bahia: recordando localmente para conhecer globalmente. In: CASIMIRO, Ana P. B. S.; LOMBARDI, José C.; MAGALHÃES, Lívia D. R. (org.). A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

PACHECO, José A. Educação, formação e conhecimento. Porto: Porto Editora, 2014.

RÊGO, Clóvis S. de M. 1925 – Subsídios para a história do Colégio Estadual “Paes de Carvalho”. Belém: EDUFPA / L&A Editora, 2002.

RIBEIRO, Joyce O. S. A tradução da tradição em práticas curriculares no Colégio Estadual Paes de Carvalho. Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-graduação em Educação, Belém, 2013 (Tese de doutorado).

ROCHA, Genylton O. R. da. A trajetória da disciplina geografia no currículo escolar brasileiro (1837-1942). Pontifício Universidade Católica de São Paulo, Programa de Pós-graudção em Supervisão e Currículo, São Paulo, 1994 (Dissertação de mestrado).

SAVIANI, Dermeval. Breves considerações sobre fontes para a história da educação. In: LOMBARDI, José. C.; NASCIMENTO, Maria. I. M. (org.) Fontes, história e historiografia da educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Curitiba, PR: Pontifícia Universidade Católica do Paraná; Palmas, PR: Centro Universitário Diocesano do Sudoeste do Paraná (UNICS); Ponta Grossa, PR: Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2004. - (Coleção Memória da Educação)

SILVA, José C. de A. Fontes documentais para o estudo do cotidiano das escolas pelo método de ensino mútuo por meio da “Série Colonial” do Arquivo Público do Estado da Bahia. In: CASIMIRO, Ana P. B. S.; LOMBARDI, José C.; MAGALHÃES, Lívia D. R. (org.) A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

SILVA, Tomaz T. da. Apresentação. In: Goodson, Ivor. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2013.

TOLEDO, César de A. A.; GIMENEZ, José C. Educação e pesquisa: fontes e documentos. In: CASIMIRO, Ana P. B. S.; LOMBARDI, José C.; MAGALHÃES, Lívia D. R. (org.) A pesquisa e a preservação de arquivos e fontes para a educação, cultura e memória. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

VALENTE, Wagner. R. Mello e Souza e a crítica aos livros didáticos de matemática: demolindo correntes, construindo Malba Tahan. Revista Brasileira de História da Matemática, vol. 4, no 8, 2004, p. 171-187.

Downloads

Como Citar

ARAÚJO, I. H. T. F. de. A história da matemática escolar no Gymnasio Paes de Carvalho (1889-1930): um olhar sobre as fontes históricas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 62, p. 210–228, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i62.8640503. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640503. Acesso em: 21 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos