Resumo
O artigo visa debater a questão do mercado editorial nas esferas mundial e nacional na contemporaneidade, com destaque ao Grupo Abril. Na primeira parte do estudo, realizou-se uma análise do mercado editorial, em geral, buscando explicar a sua conformação no movimento da sociedade capitalista em seu estágio monopolista. Na segunda, procedeu-se uma discussão sobre a constituição histórica e a organização do Grupo Abril, tendo em vista a posição de destaque que ele ocupa no âmbito do mercado editorial brasileiro, em especial no ramo dos livros didáticos. Como procedimento metodológico realizou-se a análise de Relatórios (2008 a 2013) publicados no sítio oficial dos Grupos Editoriais investigados, de dados estatísticos sobre o movimento do mercado editorial e da produção acadêmica pertinente, visando compreender a natureza histórica da indústria editorial. No Brasil, como em outras partes do mundo, o processo de formação de grandes conglomerados no setor da indústria gráfica tem sido aprofundado e acelerado nas últimas décadas. No caso especial dos grupos editorais, a pesquisa revelou o interesse crescente de empresas de outras regiões do mundo em estabelecer negócios no território brasileiro, por meio de aquisições e fusões.
Referências
ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande, MS: Ed. da UFMS; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
BORGES, Bárbara. Um novo cenário para o negócio do livro. São Paulo: COM-ARTE, 2009.
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.
CABRAL, Eula Dantas Taveira. Internacionalização da mídia brasileira: estudo de caso do Grupo Abril. Tese de doutorado. São Bernardo do Campo, SP: UMESP, 2005.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese de Doutorado. São Paulo: PUC/SP, 2007.
CASTANHO, Sérgio. Globalização, redefinição do estado nacional e seus impactos. In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Caçador, SC: UnC, 2003.
EARP, Fábio Sá; KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.
EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro no mercado editorial. São Paulo: Record, 2002.
GORINI, Ana Paula Fontenelle; BRANCO, Carlos Eduardo Castello. Panorama do setor editorial brasileiro. Rio de Janeiro: BNDES Setorial, n.11, março de 2000. Disponível: http://www.bndes.gov.br. Acesso em 01/junho/2011.
GRUPO ABRIL. Editora Abril S.A. Relatório de Demonstrações Financeiras referentes aos exercícios findos em 31 de dezembro de 2007 e de 2006 e Parecer dos Auditores Independentes. 2008. Disponível em: http://www.grupoabril.com.br/arquivo/balanco. Acesso: 4/08/2012.
GRUPO ABRIL. Editora Abril S.A. e Empresas Controladas. Relatório de demonstrações financeiras referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2010 e Relatório dos Auditores Independentes. 2011. Disponível em: http://www.grupoabril.com.br/arquivo/EDA. Acesso: 24/agosto/2012.
GRUPO ABRIL. Abril S.A. e empresas controladas. Relatório de Demonstrações financeiras consolidadas referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2010 e Relatório dos Auditores Independentes. 2011. Disponível em http://www.grupoabril.com.br. Acesso: 24/agosto/2012.
GRUPO ABRIL. Abril Educação S.A. Relatório de Administração da Abril Educação: segundo semestre de 2011. 2011. Disponível em: http://www.abrileducacao.com.br. Acesso: 24/agosto/2012.
GRUPO ABRIL. Abril Educação S.A. Relatório de Demonstrações Financeiras em 31 de dezembro de 2011 e Relatório dos Auditores Independentes. 2012. Disponível em: http://www.abrileducacao.com.br. Acesso: 24/agosto/2012.
GRUPO ABRIL. Relatório de Desempenho e Sustentabilidade 2013 do Grupo Abril: uma nova perspectiva. 2013. Disponível em: http://grupoabril1.abrilm.com.br/relatorio. Acesso: 20/maio/2014.
HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. São Paulo: T. A. Queiroz: Ed. da Universidade de São Paulo, 1985.
KORTH, Leonardo Cláudio. As transformações na indústria editorial de livros no Brasil e os desafios para as empresas brasileiras. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: EBAPE/CFAP/FGV, 2005.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.
MÉSZÁROS, Istiván. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2009.
MUNIZ JR., José de Souza. O grito dos pequenos: independência editorial e bibliodiversidade no Brasil e na Argentina. São Paulo: Balão Editorial, 2010. Disponível: http://www.balaoeditorial.com.br/download. Acesso em 11/maio/2012.
PADILHA, Maria Fernanda Freire Gatto; LIMA, João Policarpo Rodrigues. Sistema produtivo: perspectivas do investimento em cultura. Documento Setorial (2009). Projeto PIB/UFRJ/UNICAMP. Disponível: http://www.projetopib.org/documentos. Acesso em 18/janeiro/2012.
PEREZ, Bruno Manuel Mandelli. A Abril e a Naspers: um estudo de caso do capital estrangeiro na mídia brasileira. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo). São Paulo: USP, 2008.
SAAB, William George Lopes; GIMENEZ, Luiz Carlos Perez. Cadeia de comercialização de livros: situação atual e propostas para desenvolvimento (1999). Disponível: http://www.bndes.gov.br. Acesso em 01/junho/2011.
SCHIFFRIN, André. O negócio dos livros: como as grandes corporações decidem o que você lê. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.
SÍTIO GRUPO ABRIL (http://grupoabril.com.br, 2012).
SÍTIO DA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA (http://www.fvc.org.br, 2012).
TRICHES, Divanildo. Fusões, aquisições e outras formas de associações entre empresas no Brasil. Revista de Administração. São Paulo, v. 31, n. 1, janeiro/março de 1996. Disponível em http://www.rausp.usp.br/busca/artigo. Acesso em 13/04/2013.
A Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.