A conformação do mercado editorial brasileiro a partir das últimas décadas do século XX e anos iniciais do século XXI: o caso do Grupo Abril

  • Iara Augusta da Silva Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
Palavras-chave: Oligopólios editoriais. Capitalismo monopolista. Grupo Abril

Resumo

O artigo visa debater a questão do mercado editorial nas esferas mundial e nacional na contemporaneidade, com destaque ao Grupo Abril. Na primeira parte do estudo, realizou-se uma análise do mercado editorial, em geral, buscando explicar a sua conformação no movimento da sociedade capitalista em seu estágio monopolista. Na segunda, procedeu-se uma discussão sobre a constituição histórica e a organização do Grupo Abril, tendo em vista a posição de destaque que ele ocupa no âmbito do mercado editorial brasileiro, em especial no ramo dos livros didáticos. Como procedimento metodológico realizou-se a análise de Relatórios (2008 a 2013) publicados no sítio oficial dos Grupos Editoriais investigados, de dados estatísticos sobre o movimento do mercado editorial e da produção acadêmica pertinente, visando compreender a natureza histórica da indústria editorial. No Brasil, como em outras partes do mundo, o processo de formação de grandes conglomerados no setor da indústria gráfica tem sido aprofundado e acelerado nas últimas décadas. No caso especial dos grupos editorais, a pesquisa revelou o interesse crescente de empresas de outras regiões do mundo em estabelecer negócios no território brasileiro, por meio de aquisições e fusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iara Augusta da Silva, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Professora do quadro da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul.

Referências

ALVES, Gilberto Luiz. A produção da escola pública contemporânea. Campo Grande, MS: Ed. da UFMS; Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

BORGES, Bárbara. Um novo cenário para o negócio do livro. São Paulo: COM-ARTE, 2009.

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

CABRAL, Eula Dantas Taveira. Internacionalização da mídia brasileira: estudo de caso do Grupo Abril. Tese de doutorado. São Bernardo do Campo, SP: UMESP, 2005.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese de Doutorado. São Paulo: PUC/SP, 2007.

CASTANHO, Sérgio. Globalização, redefinição do estado nacional e seus impactos. In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Globalização, pós-modernidade e educação. Campinas, SP: Autores Associados: HISTEDBR; Caçador, SC: UnC, 2003.

EARP, Fábio Sá; KORNIS, George. A economia da cadeia produtiva do livro. Rio de Janeiro: BNDES, 2005.

EPSTEIN, Jason. O negócio do livro: passado, presente e futuro no mercado editorial. São Paulo: Record, 2002.

GORINI, Ana Paula Fontenelle; BRANCO, Carlos Eduardo Castello. Panorama do setor editorial brasileiro. Rio de Janeiro: BNDES Setorial, n.11, março de 2000. Disponível: http://www.bndes.gov.br. Acesso em 01/junho/2011.

GRUPO ABRIL. Editora Abril S.A. Relatório de Demonstrações Financeiras referentes aos exercícios findos em 31 de dezembro de 2007 e de 2006 e Parecer dos Auditores Independentes. 2008. Disponível em: http://www.grupoabril.com.br/arquivo/balanco. Acesso: 4/08/2012.

GRUPO ABRIL. Editora Abril S.A. e Empresas Controladas. Relatório de demonstrações financeiras referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2010 e Relatório dos Auditores Independentes. 2011. Disponível em: http://www.grupoabril.com.br/arquivo/EDA. Acesso: 24/agosto/2012.

GRUPO ABRIL. Abril S.A. e empresas controladas. Relatório de Demonstrações financeiras consolidadas referentes ao exercício findo em 31 de dezembro de 2010 e Relatório dos Auditores Independentes. 2011. Disponível em http://www.grupoabril.com.br. Acesso: 24/agosto/2012.

GRUPO ABRIL. Abril Educação S.A. Relatório de Administração da Abril Educação: segundo semestre de 2011. 2011. Disponível em: http://www.abrileducacao.com.br. Acesso: 24/agosto/2012.

GRUPO ABRIL. Abril Educação S.A. Relatório de Demonstrações Financeiras em 31 de dezembro de 2011 e Relatório dos Auditores Independentes. 2012. Disponível em: http://www.abrileducacao.com.br. Acesso: 24/agosto/2012.

GRUPO ABRIL. Relatório de Desempenho e Sustentabilidade 2013 do Grupo Abril: uma nova perspectiva. 2013. Disponível em: http://grupoabril1.abrilm.com.br/relatorio. Acesso: 20/maio/2014.

HALLEWELL, Laurence. O livro no Brasil: sua história. São Paulo: T. A. Queiroz: Ed. da Universidade de São Paulo, 1985.

KORTH, Leonardo Cláudio. As transformações na indústria editorial de livros no Brasil e os desafios para as empresas brasileiras. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: EBAPE/CFAP/FGV, 2005.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do partido comunista. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990.

MÉSZÁROS, Istiván. Para além do capital: rumo a uma teoria de transição. São Paulo: Boitempo, 2009.

MUNIZ JR., José de Souza. O grito dos pequenos: independência editorial e bibliodiversidade no Brasil e na Argentina. São Paulo: Balão Editorial, 2010. Disponível: http://www.balaoeditorial.com.br/download. Acesso em 11/maio/2012.

PADILHA, Maria Fernanda Freire Gatto; LIMA, João Policarpo Rodrigues. Sistema produtivo: perspectivas do investimento em cultura. Documento Setorial (2009). Projeto PIB/UFRJ/UNICAMP. Disponível: http://www.projetopib.org/documentos. Acesso em 18/janeiro/2012.

PEREZ, Bruno Manuel Mandelli. A Abril e a Naspers: um estudo de caso do capital estrangeiro na mídia brasileira. Monografia (Trabalho de Conclusão do Curso de Comunicação Social - habilitação em Jornalismo). São Paulo: USP, 2008.

SAAB, William George Lopes; GIMENEZ, Luiz Carlos Perez. Cadeia de comercialização de livros: situação atual e propostas para desenvolvimento (1999). Disponível: http://www.bndes.gov.br. Acesso em 01/junho/2011.

SCHIFFRIN, André. O negócio dos livros: como as grandes corporações decidem o que você lê. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2006.

SÍTIO GRUPO ABRIL (http://grupoabril.com.br, 2012).

SÍTIO DA FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA (http://www.fvc.org.br, 2012).

TRICHES, Divanildo. Fusões, aquisições e outras formas de associações entre empresas no Brasil. Revista de Administração. São Paulo, v. 31, n. 1, janeiro/março de 1996. Disponível em http://www.rausp.usp.br/busca/artigo. Acesso em 13/04/2013.

Publicado
2015-04-19
Como Citar
Silva, I. A. da. (2015). A conformação do mercado editorial brasileiro a partir das últimas décadas do século XX e anos iniciais do século XXI: o caso do Grupo Abril. Revista HISTEDBR On-Line, 14(60), 78-94. https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640549
Seção
Dossiê