Banner Portal
História do ensino e discursos político-educacionais na educação de São Paulo
PDF

Palavras-chave

Discursos político-educacionais. Educação de São Paulo. História da Educação. História e políticas de ensino

Como Citar

FRANCO, Francisco Carlos; PRADOS, Rosalia Maria Netto. História do ensino e discursos político-educacionais na educação de São Paulo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 215–229, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640556. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640556. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Este trabalho trata de uma reflexão sobre a história do ensino em São Paulo e discursos político-educacionais, já que nas práticas sociais e institucionais, manifestam-se discursos que revelam os sistemas de valores e saberes da sociedade, ao longo de seu processo histórico.  Nas situações de comunicação, diferentes discursos são produzidos e fazem parte de uma rede de significações construída pelos sujeitos, num determinado contexto cultural, espaço e tempo. Neste artigo propõe-se, numa abordagem qualitativa, a descrição do processo histórico e análise discursiva das políticas educacionais que se constituíram na rede pública de ensino, desde o governo de Franco Montoro até a reorganização do sistema educacional de São Paulo, iniciada no governo de Mário Covas.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640556
PDF

Referências

ALBUQUERQUE, Helena M. de P. A Escola Padrão no Estado de São Paulo: um referencial de gestão para uma educação democrática. Tese (Doutorado em Educação e Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 1997.

ALVAREZ, Marcos César. Michel Foucault e a ‘Ordem do Discurso’. In: CATANI, Afrânio Mendes e MARTINEZ, Paulo H. (orgs). Sete Ensaios sobre o Collège de France. Coleção Questões da Nossa Época. São Paulo: Cortez, 1999.

BIOTO, Patrícia A. Aspectos econômicos e políticos da municipalização do ensino: o caso de São Paulo nos anos 80 e 90. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, 2000.

DIAS-DA-SILVA, Maria G. F. e LOURENCETTI, Gisela do C. A voz dos professores e algumas reformas educacionais nas séries iniciais do ensino fundamental. In: SAMPAIO, Maria das M. F. (org). O cotidiano escolar face às políticas educacionais. Araraquara: JM Editora, 2002.

DURAN, Marília C. G. A organização do ciclo básico e a concepção de alfabetização. In: PALMA FILHO, J. C.; ALVES, M. L.; DURAN, M. C. G. Ciclo básico em São Paulo. São Paulo: Xamã, 2003.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro, Graal, 1998.

FOUCAULT, Michel. As Palavras e as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 1995

LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira de; TOSCHI, Mirza Seabra. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 7a ed. São Paulo: ed. Cortez, 2009.

MACHADO, Roberto. Por uma genealogia do poder. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

MAINGUENEAU, D. Cenas da Enunciação. São Paulo: Parábola Editora, 2008.

OLIVEIRA, D. A. Educação básica e reestruturação capitalista: gestão do trabalho e da pobreza. Tese (Doutorado em Educação). Universidade de São Paulo. São Paulo, 1999.

PAIS C. T. (1997), “Conceptualização, Denominação, Designação: relações”. In. Revista Brasileira de Linguística. Vol. 9, São Paulo, Plêiade.

PAIS C. T. Conditions sémantico-syntaxiques et sémiotiques de la productivité systémique, lexicale et discursive. Thèse de Doctorat d’État ès-Lettres et Sciences Humaines. Paris, Université de Paris-Sorbonne/Lille, Atélier National de Reproduction des Thèses, 1993.

PALMA FILHO, J. C. Reorganização do ensino fundamental na rede de ensino pública paulista: política, ideologia e memórias . In: PALMA FILHO, J. C.; ALVES, M. L.; DURAN, M. C. G. Ciclo básico em São Paulo. São Paulo: Xamã, 2003.

PARO, Vitor H. Reprovação escolar: renúncia à educação. São Paulo: Xamã, 2001.

RABINOW, P; DREYFUS, H. Michel Foucault. Uma trajetória filosófica. Rio de Janeiro, Forense, 1995.

SÃO PAULO (Estado). A escola que faz a diferença. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1997.

SÃO PAULO (Estado). Orientações para o processo de implantação do Projeto Escola Padrão. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1992.

SÃO PAULO (Estado). Programa de reforma do ensino público do Estado de São Paulo. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 1991.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.