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Infância e educação: a histórica construção do direito das crianças
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Palavras-chave

Concepções de infância. Educação infantil. Infância brasileira. Filantropia e assistência

Como Citar

SANTANA, Djanira Ribeiro. Infância e educação: a histórica construção do direito das crianças. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 230–245, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640557. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640557. Acesso em: 10 out. 2024.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade realizar uma breve abordagem histórica sobre a maneira como a infância tem sido vista e tratada pela sociedade ocidental em diferentes épocas, desde a Antiguidade, passando pela Idade Média e Moderna até a Contemporaneidade. Busca-se compreender como a partir do advento e consolidação da Modernidade, foi desenvolvida uma nova concepção de infância alicerçada nos ideais da sociedade burguesa. Para isso, foram realizados estudos sobre Rousseau, Pestalozzi e Froebel, os precursores da Educação Infantil na Europa, que inauguraram uma nova concepção de criança como um ser naturalmente bom. O texto também apresenta uma abreviada análise histórica acerca da situação da infância brasileira e da educação a ela direcionada, desde o período Colonial até a atualidade, relatando os percursos da infância na luta pela conquista do Direito das crianças de zero a cinco/seis anos a ter uma Educação Infantil pública de qualidade.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640557
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