A atuação jesuítica nas propostas de periodização dos manuais de história da educação brasileira

  • Vanessa Campos Mariano Ruckstadter Universidade Estadual do Norte do Paraná
  • Cezar de Alencar Arnaut de Toledo Universidade Estadual de Maringá
Palavras-chave: História da Educação. História da Educação Brasileira. Manuais. Periodização

Resumo

Este artigo apresenta uma análise comparativa das propostas de periodização da atuação jesuítica no Brasil apresentadas por três manuais de História da Educação Brasileira. Os manuais escolhidos são História da Educação no Brasil, da autora Otaíza Romanelli, História da Educação Brasileira, escrito por Maria Luiza Santos Ribeiro, ambos publicados em 1978, e História das Idéias Pedagógicas no Brasil (2007), de Dermeval Saviani. A escolha dos dois primeiros manuais se deve tanto ao número de reedições e ampla utilização nos cursos de Pedagogia há mais de três décadas, quanto à importância de sua publicação no final dos anos de 1970 no que concerne à ruptura com o modelo de periodização tradicional existente. O manual escrito por Saviani justifica-se por ser uma das obras mais atuais sobre História da Educação no Brasil. A discussão permeará uma análise do debate referente à relação entre História e História da Educação, especialmente sobre o estatuto científico da última.

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Biografia do Autor

Vanessa Campos Mariano Ruckstadter, Universidade Estadual do Norte do Paraná

Doutora em educação (UEM). Professora adjunta do centro de ciências humanas e da educação da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus Jacarezinho. Atua principalmente nas áreas de história e historiografia da educação e ensino de história.

Cezar de Alencar Arnaut de Toledo, Universidade Estadual de Maringá

Professor Doutor do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá – Paraná – Brasil.

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Publicado
2015-04-18
Como Citar
Ruckstadter, V. C. M., & Toledo, C. de A. A. de. (2015). A atuação jesuítica nas propostas de periodização dos manuais de história da educação brasileira. Revista HISTEDBR On-Line, 14(60), 297-312. https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640562
Seção
Artigos