A didática magna: uma obra precursora da pedagogia moderna?

  • Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia Universidade Federal da Fronteira Sul
Palavras-chave: Comênio. Pedagogia Moderna. História da Educação

Resumo

A pedagogia contemporânea tem suas origens na modernidade, ou seja, um período da história marcado por intensas transformações econômicas, religiosas, sociais e de mentalidade. Foi em meio a este turbilhão de mudanças que surgiu Comênio e sua célebre obra Didática Magna. Perspicaz observador da nova realidade que se desenhava com o desfecho do mundo feudal e o nascimento da sociedade do capital, o autor protestante propunha outro modelo de educação que rompia com o ensino praticado no período medieval. A moderna pedagogia ia desde uma profunda reformulação dos métodos didáticos até a organização e funcionamento das instituições de ensino que deu origem ao atual modelo de escola. Na concepção de Comênio educar era também uma forma de salvar as almas. A educação permitiria ao indivíduo conhecer melhor Deus e Suas manifestações. Atento ao desenvolvimento científico de sua época, o mencionado pensador inovou ao imaginar uma metodologia de ensino em que o aluno teria contato direto com a natureza, perfazendo assim os mesmos passos que os pesquisadores percorriam para chegar a uma determinada resposta. Tratava-se de fato da pedagogia do aprender fazendo.

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Biografia do Autor

Ronaldo Aurélio Gimenes Garcia, Universidade Federal da Fronteira Sul
Graduado em História e Pedagogia com mestrado em História pela UNESP e doutorado em Educação pela UFSCar. Profesor de Políticas Educacionais da Universidade Federal da Froanteira Sul - UFFS Campus de Realeza PR.

Referências

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Publicado
2015-04-18
Como Citar
Garcia, R. A. G. (2015). A didática magna: uma obra precursora da pedagogia moderna?. Revista HISTEDBR On-Line, 14(60), 313-323. https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640563
Seção
Artigos