As primeiras experiências do movimento da matemática moderna no colégio de São Bento do Rio de Janeiro

  • Bruno Alves Dassie Universidade Federal Fluminense
  • Letícia Maria Ferreira da Costa Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho Universidade Severino Sombra
Palavras-chave: Movimento da Matemática Moderna. Colégio de São Bento. George Papy

Resumo

Apresentam-se resultados da pesquisa sobre as primeiras experiências do Movimento da Matemática Moderna no Colégio de São Bento do Rio de Janeiro. A partir de 1968, o Colégio de São Bento do Rio de Janeiro adotou como metodologia de ensino da disciplina Matemática a desenvolvida por George Papy. Notou-se que o colégio aderiu às propostas de Papy obtendo resultados positivos por mais de três décadas. A análise dessa experiência é feita sobretudo a partir de um considerável acervo escolar datado da década de 1970. Descrevem-se os conteúdos abordados pelo colégio, bem como a análise de como se deu o movimento no colégio – sua implantação, suas dificuldades e justificativas apresentadas pelo introdutor de Papy no colégio, Dom Ireneu Penna.

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Biografia do Autor

Bruno Alves Dassie, Universidade Federal Fluminense
Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense
Letícia Maria Ferreira da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Mestranda do Programa de Ensino De Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho, Universidade Severino Sombra
Professor da Universidade Severino Sombra (USS)

Referências

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Publicado
2015-04-18
Como Citar
Dassie, B. A., Costa, L. M. F. da, & Carvalho, J. B. P. F. de. (2015). As primeiras experiências do movimento da matemática moderna no colégio de São Bento do Rio de Janeiro. Revista HISTEDBR On-Line, 14(60), 363-383. https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640566
Seção
Artigos

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