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Apontamentos sobre a concepção fenomenológica do “se-movimentar” na educação física escolar: uma crítica elucidada pela pedagogia histórico-crítica
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Palavras-chave

Educação Física Escolar. Concepção Fenomenológica do “Se-Movimentar”. Pedagogia Histórico-Crítica

Como Citar

SILVA, Matheus Bernardo; KLEIN, Lígia Regina. Apontamentos sobre a concepção fenomenológica do “se-movimentar” na educação física escolar: uma crítica elucidada pela pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 384–397, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640567. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640567. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O objetivo desse artigo é explicitar criticamente os fundamentos da tendência teórico-metodológica específica da educação física escolar denominada “crítico-emancipatória” que tem entre os seus embasamentos teóricos a fenomenologia. Essa tendência se propõe a explicar o objeto de conhecimento da educação física escolar, isto é, a “cultura de movimento” seguindo as orientações filosóficas da concepção fenomenológica do “se-movimentar” e, dessa forma, busca expor uma reflexão crítica frente os elementos específicos da educação física. Confrontando com essa perspectiva, procuramos explicitar: 1) a impossibilidade de compreender o objeto de conhecimento da educação física escolar e de propor uma reflexão e intervenção crítica tendo como embasamento filosófico a fenomenologia; 2) apontamos, então, como proposição os fundamentos da pedagogia histórico-crítica em proveito de compreender a relação do objeto de conhecimento da educação física escolar com a sua função social perante a formação humana. Pontuamos elementos concretos da pedagogia histórico-crítica que, em nossa compreensão, possam contribuir para uma reflexão e intervenção em um âmbito pedagógico crítico.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640567
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