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Estratégias do capital privado na educação básica pública: notas sobre a Abril Educação
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Palavras-chave

Abril Educação. PNLD. Sistemas privados de ensino

Como Citar

GALZERANO, Luciana Sardenha. Estratégias do capital privado na educação básica pública: notas sobre a Abril Educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 17–32, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642693. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642693. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa de mestrado em andamento financiada pela Fapesp. Objetiva-se expor resultados parciais acerca das estratégias de atuação de grandes grupos empresariais na educação básica pública no contexto da crise do capitalismo. Para tanto, apresentar-se-á o caso da Abril Educação, com particular atenção para a venda de livros didáticos, por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e, para a oferta dos chamados Sistemas Privados de Ensino para os municípios paulistas, no período 2005-2014. Pressupõe-se que essas políticas se situam num contexto mais amplo de reforma dos Estados Nacionais, em que o modelo hegemônico neoliberal redefiniu a função estatal, apresentando-se como uma alternativa para a crise do projeto de desenvolvimento capitalista do pós-guerra. As informações apresentadas neste trabalho resultam de sítios eletrônicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), do Grupo Abril e da Abril Educação e da mídia de abrangência nacional. Nota-se uma tendência de privatização que expressa movimento global pelo qual o campo dos direitos sociais, garantidos por meio de políticas públicas, e em especial a educação básica, tem se convertido em campo de negócios.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642693
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