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A ideologia do acesso aberto: o fetichismo da tecnologia na educação a distância e a diversificação da universidade
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Palavras-chave

Políticas neoliberais. Fetichismo. Educação a distância

Como Citar

NASCIMENTO, Alberico Francisco do. A ideologia do acesso aberto: o fetichismo da tecnologia na educação a distância e a diversificação da universidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 113–127, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642700. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642700. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Aborda-se a ofensiva neoliberal e a inserção das novas tecnologias de informação e de comunicação na área educacional e sua centralidade na formatação da universidade e da educação a distância a partir da LDB Nº 9.394/96. Trata-se de pesquisa bibliográfica cujo objetivo é demonstrar como o estado capitalista brasileiro através da aplicação do receituário neoliberal e de uma operação fetichista da tecnologia tem promovido a reconfiguração do formato da universidade brasileira e construído um modelo de “Universidade Organização”. Discute-se a inserção da educação a distância na universidade, destacando os seguintes modelos de gestão que decorrem desse cenário: Universidade Aberta, Mista e os Consórcios de universidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642700
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