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A tarefa dos intelectuais diante da realidade social: denúncia ou combate?
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Palavras-chave

História da educação. Intelectuais. Florestan Fernandes

Como Citar

NETTO, Mario Borges; MACHADO, Maria Cristina Gomes. A tarefa dos intelectuais diante da realidade social: denúncia ou combate?. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 298–309, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642712. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642712. Acesso em: 15 out. 2024.

Resumo

O presente texto tem como proposta responder ao seguinte questionamento: qual a função do intelectual, denúncia ou combate? O que nos diz Florestan Fernandes sobre o papel do intelectual? Para correspondermos ao objetivo do texto, debatemos sobre as tarefas dos intelectuais no processo de transformação e democratização da sociedade brasileira, a partir dos escritos de Florestan Fernandes. Foi possível perceber que Florestan Fernandes segue uma tradição teórico-política de esquerda que defende a unidade entre ciência (teoria) e política (prática). Disso compreende-se que Florestan Fernandes considera que tanto a denúncia quanto o combate são tarefas complementares inerentes à conduta do intelectual, porém, fica evidente o peso atribuído por ele à iniciativa prática da luta política, ao combate. Para melhor apresentarmos a nossa análise e os resultados construídos pelo nosso estudo, organizamos o texto da seguinte forma: 1) apresentamos o debate sobre os intelectuais nos escritos de Karl Marx e Antonio Gramsci; 2) analisamos o papel do intelectual no processo de transformação social nos escritos de Florestan Fernandes; por fim, tecemos nossas conclusões.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642712
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Referências

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