Banner Portal
O legado educacional da transição russa: elementos para analise da política educacional do período pós-revolucionário
PDF

Palavras-chave

Pedagogia Socialista. Legado Educacional. Emancipação Humana

Como Citar

ABREU, Malila da Graça Roxo. O legado educacional da transição russa: elementos para analise da política educacional do período pós-revolucionário. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 328–343, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642714. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642714. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo é o resultado das análises produzidas durante pesquisas no Mestrado em Educação (UFMA), que apresenta a experiência educacional desenvolvida na Rússia, país em que se deu a primeira revolução socialista do mundo. Tal fato configurou-se como um divisor na história da humanidade, porque foi nesse país que se mostrou a possibilidade histórica de organização da sociedade em outros moldes - a sociabilidade socialista. Conjuntamente com as transformações da economia e o desenvolvimento de novas relações sociais tiveram início mudanças na educação russa sob a direção do Comissariado do Povo para Instrução Publica (NarkomPros) que tinha por meta a alfabetização geral e a educação política da população. Para tanto um grande contingente dos recursos existentes naquele país foi disponibilizado para a concretização de tal política. O texto discute as seguintes questões: O contexto da Revolução;O papel da escola na consolidação dos ideais da Revolução; O Comissariado do Povo para Instrução Pública (NarKomPros) e suas realizações e a Escola de Lepeshinskiy. A práxis educacional russa aqui apresentada constitui-se como um importante legado para os que lutam para a construção de uma escola emancipadora.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642714
PDF

Referências

ABREU, Malila da Graça Roxo. O Pensamento Pedagógico Socialista: reflexões sobre a experiência educacional desenvolvida na Rússia pós-revolucionária e suas contribuições para o projeto educacional da sociedade contemporânea, Mestrado em Educação, 2011 (Dissertação de Mestrado).

BITTAR, Marisa; FERREIRA JR, Amarílio. A educação na Rússia de Lênin. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 377-396, abr/2011. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/41e/doc01_41e_2.pdf. Acesso em: 10/03/2015

CALDART, Roseli Salet. “Apresentação”. In: PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

CAPRILES, René. Makarenko: o nascimento da Pedagogia Socialista. São Paulo:Scipione, 2007.

DIAS, Edmundo Fernandes. A liberdade (im)possível na ordem do Capital.: reestruturação produtiva e passivação: IFCH Unicamp, Textos Didáticos,1997,p.141.

FREITAS, Luis Carlos. “Apresentação”. In: PISTRAK, Moisey Mikhaylovich (org). A Escola-Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

FREITAS, Luis Carlos. Moisey M. Pistrak. In:. Historia Geral da Educação e da Pedagogia. Faculdade de Educação- FE- UNICAMP, 24 de set./2010. Videoconferência.

HOBSBAWM, Eric. Introdução ao Manifesto Comunista. In: Sobre a História: São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

HOBSBAWM, Eric. Podemos escrever a história da Revolução Russa. In: Sobre a Historia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HOBSBAWM, Eric. História do Marxismo: São Paulo: Paz e Terra,1985.

KRUPSKAIA. El Movimiento de pioneiros como problema pedagógico In: A cerca de la educacion comunista -Articulos y Discursos,Moscou,Edições em Lenguas Extranjeras,1927.

KRUPSKAIA. Diferencia entre La Instruccion Profesional y La Politécnica In: A cerca de la educacion comunista - Articulos y Discursos. Moscou: Edições em Lenguas Extranjeras,1930

KRUPSKAIA..Importante Sector del Trabajo del Komsomol. In: A cerca de la educacion comunista - Articulos y Discursos.Moscou:Edições em Lenguas Extranjeras,1935.

MARX, Karl .A Ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret: 2007.

MANACORDA, Mario Alighiero Marx e a Pedagogia Moderna. 12. ed. São Paulo:Alínea , 2007.

NOBRE, Iziane Silvestre .A Práxis Educativa Revolucionaria na Transição: O Caso Russo. XII Jornada do HISTEDBR e X Seminário de Dezembro: Caxias MA, 2014

PISTRAK, M.M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2005.

SAVIANI, Nereide. Educação e pedagogia na Rússia Revolucionária: o comissariado do povo. Historia Geral da Educação e da Pedagogia. Faculdade de Educação- FE- UNICAMP, 03 de set./2010. Videoconferência.

TRAGTENBERG, Maurício. “Pistrak: uma Pedagogia Socialista”. In: PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981.

TONET,Ivo. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. RS: Ed.Unijui. 2005

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.