O legado educacional da transição russa: elementos para analise da política educacional do período pós-revolucionário

Autores

  • Malila da Graça Roxo Abreu Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642714

Palavras-chave:

Pedagogia Socialista. Legado Educacional. Emancipação Humana

Resumo

Este artigo é o resultado das análises produzidas durante pesquisas no Mestrado em Educação (UFMA), que apresenta a experiência educacional desenvolvida na Rússia, país em que se deu a primeira revolução socialista do mundo. Tal fato configurou-se como um divisor na história da humanidade, porque foi nesse país que se mostrou a possibilidade histórica de organização da sociedade em outros moldes - a sociabilidade socialista. Conjuntamente com as transformações da economia e o desenvolvimento de novas relações sociais tiveram início mudanças na educação russa sob a direção do Comissariado do Povo para Instrução Publica (NarkomPros) que tinha por meta a alfabetização geral e a educação política da população. Para tanto um grande contingente dos recursos existentes naquele país foi disponibilizado para a concretização de tal política. O texto discute as seguintes questões: O contexto da Revolução;O papel da escola na consolidação dos ideais da Revolução; O Comissariado do Povo para Instrução Pública (NarKomPros) e suas realizações e a Escola de Lepeshinskiy. A práxis educacional russa aqui apresentada constitui-se como um importante legado para os que lutam para a construção de uma escola emancipadora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Malila da Graça Roxo Abreu, Universidade Federal do Maranhão

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão, professora da educação básica das redes municipal de São Luís e estadual do Maranhão.

Referências

ABREU, Malila da Graça Roxo. O Pensamento Pedagógico Socialista: reflexões sobre a experiência educacional desenvolvida na Rússia pós-revolucionária e suas contribuições para o projeto educacional da sociedade contemporânea, Mestrado em Educação, 2011 (Dissertação de Mestrado).

BITTAR, Marisa; FERREIRA JR, Amarílio. A educação na Rússia de Lênin. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, número especial, p. 377-396, abr/2011. Disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/41e/doc01_41e_2.pdf. Acesso em: 10/03/2015

CALDART, Roseli Salet. “Apresentação”. In: PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

CAPRILES, René. Makarenko: o nascimento da Pedagogia Socialista. São Paulo:Scipione, 2007.

DIAS, Edmundo Fernandes. A liberdade (im)possível na ordem do Capital.: reestruturação produtiva e passivação: IFCH Unicamp, Textos Didáticos,1997,p.141.

FREITAS, Luis Carlos. “Apresentação”. In: PISTRAK, Moisey Mikhaylovich (org). A Escola-Comuna. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

FREITAS, Luis Carlos. Moisey M. Pistrak. In:. Historia Geral da Educação e da Pedagogia. Faculdade de Educação- FE- UNICAMP, 24 de set./2010. Videoconferência.

HOBSBAWM, Eric. Introdução ao Manifesto Comunista. In: Sobre a História: São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

HOBSBAWM, Eric. Podemos escrever a história da Revolução Russa. In: Sobre a Historia. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

HOBSBAWM, Eric. História do Marxismo: São Paulo: Paz e Terra,1985.

KRUPSKAIA. El Movimiento de pioneiros como problema pedagógico In: A cerca de la educacion comunista -Articulos y Discursos,Moscou,Edições em Lenguas Extranjeras,1927.

KRUPSKAIA. Diferencia entre La Instruccion Profesional y La Politécnica In: A cerca de la educacion comunista - Articulos y Discursos. Moscou: Edições em Lenguas Extranjeras,1930

KRUPSKAIA..Importante Sector del Trabajo del Komsomol. In: A cerca de la educacion comunista - Articulos y Discursos.Moscou:Edições em Lenguas Extranjeras,1935.

MARX, Karl .A Ideologia Alemã. São Paulo: Martin Claret: 2007.

MANACORDA, Mario Alighiero Marx e a Pedagogia Moderna. 12. ed. São Paulo:Alínea , 2007.

NOBRE, Iziane Silvestre .A Práxis Educativa Revolucionaria na Transição: O Caso Russo. XII Jornada do HISTEDBR e X Seminário de Dezembro: Caxias MA, 2014

PISTRAK, M.M. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2005.

SAVIANI, Nereide. Educação e pedagogia na Rússia Revolucionária: o comissariado do povo. Historia Geral da Educação e da Pedagogia. Faculdade de Educação- FE- UNICAMP, 03 de set./2010. Videoconferência.

TRAGTENBERG, Maurício. “Pistrak: uma Pedagogia Socialista”. In: PISTRAK, Moisey Mikhaylovich. Fundamentos da Escola do Trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1981.

TONET,Ivo. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. RS: Ed.Unijui. 2005

Downloads

Publicado

2015-12-14

Como Citar

ABREU, M. da G. R. O legado educacional da transição russa: elementos para analise da política educacional do período pós-revolucionário. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 328–343, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642714. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642714. Acesso em: 17 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos