Gramsci e o trabalho como princípio educativo: escola unitária e a construção da nova sociedade

  • Karine Martins Sobral Universidade Federal do Maranhão
  • Ellen Cristine dos Santos Ribeiro Universidade Estadual do Ceará
  • José Deribaldo Gomes dos Santos Universidade Estadual do Ceará
  • Raquel Dias Araújo Universidade Estadual do Ceará
Palavras-chave: O trabalho como princípio educativo. Escola unitária. Ditadura revolucionária do proletariado.

Resumo

A análise crítica de Gramsci sobre a crise enfrentada pelo sistema educacional italiano no Século XX não perdeu de vista a escola de caráter humanista que predominava antes da Reforma Gentile e a escola profissional que se tornava cada vez mais difundida na sociedade moderna, apontando, como solução para essa dicotomia, o modelo da Escola Unitária alinhada ao projeto de construção de uma nova ordem social. O estudo pretende contribuir para o exame da proposta educacional gramsciana, buscando perscrutar o caminho trilhado por Gramsci na sua elaboração a partir de seu contexto histórico-social, na tentativa de verificar a tese do trabalho como princípio educativo. A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica, referenciada nos clássicos do marxismo e em outros autores contemporâneos que assentam suas reflexões no referencial do materialismo histórico dialético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Martins Sobral, Universidade Federal do Maranhão
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (FA7). Pedagoga (FA7). Professora Assistente do Curso de Licenciatura em Ciências Humanas/Sociologia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA/Campus de São Bernardo). 
Ellen Cristine dos Santos Ribeiro, Universidade Estadual do Ceará
Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Especialista em Coordenação Pedagógica e Gestão Escolar (FA7). Pedagoga (UFC). Professora efetiva da Prefeitura Municipal de Fortaleza. 
José Deribaldo Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA/2001), especialização em Gestão Escolar pela Universidade Estadual do Ceará (UECE/2003), mestrado em Políticas Públicas e Sociedade (UECE/2005), em 2006 fez estágio doutoral na Universidade do Porto (UP), e em 2009 concluiu o doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Professor Adjunto da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC-UECE), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e no Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação e Ensino (MAIE/UECE). 
Raquel Dias Araújo, Universidade Estadual do Ceará
ossui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1994), Mestrado Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2000) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2006). Professora adjunta do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, ministrando a disciplina Política e Planejamento Educacional. 

Referências

COSTA, Frederico J. F. Ideologia e educação na perspectiva da ontologia marxiana. 2007. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal do Ceará. Faculdade de Educação. Fortaleza, 2007.

DEL ROIO, M. Gramsci e o fascismo. Tema, São Paulo, p. 06-17, 2002.

DEL ROIO, Marcos. Gramsci e a educação do educador. Caderno Cedes, Campinas, SP, v. 26, n. 70, set./dez. 2006.

GRAMSCI, Antônio. Caderno 12. IN: Cadernos do Cárcere. Vol. 2 (Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo). Edição e Tradução de Carlos Nelson Coutinho. Co-edição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 4ª Ed. – Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

JIMENEZ, Susana V.; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. Erradicar a pobreza e reproduzir o capital: notas críticas sobre as diretrizes para a educação no novo milênio. Cadernos de Educação. Pelotas, Editora da UFPEL, Ano 16, N. 28, Jan-Jun 2007, pp. 119 - 138.

LEHER, Roberto. Da ideologia do desenvolvimento à ideologia da globalização: a educação como estratégia do Banco Mundial para “alívio” da pobreza. 1998. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. (FEUSP). São Paulo, 1998.

LUKÁCS, Gÿorg. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo, 2012.

MANACORDA, Mario Alighiero. O princípio educativo em Gramsci: Americanismo e conformismo. Tradução: William Laços, Ed. Alínea, campinas – SP, 2008. (Coleção educação em debate).

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Artur Morão. Lisboa, Portugal: Edições 70, 1993.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de José Carlos Bruni e Marcos Aurélio Nogueira. 10 ed. São Paulo: Ed. Hucitec, 1996.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. 2ª Ed. Lisboa: Moraes Editora, 1992.

MIRANDA, Victor Garciac; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Reforma Gentílica: por uma educação de espírito. I Encontro de Pesquisa em Educação, IV Jornada de Prática de Ensino, XIII Semana de Pedagogia da UEM: “Infância e Práticas Educativas” Arq Mudi. 2007; 11(Supl.2):50-4, 2007.

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 3ª Ed rev. e atual. São Paulo. Ed. Cortez, 1992.

NOSELLA, Paolo. Ensino médio: em busca do princípio pedagógico. Educ. Soc. . Campinas: CEDES, v. 32, n. 117, p. 1.051-1.066, out./dez. 2011. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 11/09/ 2011.

RIBEIRO, Ellen C.S. Ensino médio integrado no Estado do Ceará: a escola do trabalhador sob a lógica empresarial. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, 2015.

SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. 35ª Ed. Autores associados. Campinas, SP. (Coleção Polêmicas do nosso tempo: vol. 5), 2002.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de educação. Rio de Janeiro: ANPED; Campinas: Autores Associados. v. 12, n. 34, jan./abril 2007.

SOBRAL, Karine Martins. O trabalho como princípio educativo em Gramsci: ensaios de compreensão à luz da ontologia marxiana. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, 2010.

TONET, Ivo. Educação, cidadania e emancipação humana. Rio Grande do Sul; Ed. Unijuí, 2005. (Coleção fronteiras da educação).

Publicado
2017-05-07
Como Citar
Sobral, K. M., Ribeiro, E. C. dos S., Santos, J. D. G. dos, & Araújo, R. D. (2017). Gramsci e o trabalho como princípio educativo: escola unitária e a construção da nova sociedade. Revista HISTEDBR On-Line, 16(70), 178-196. https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8644327
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo (s) autor (es)