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Gramsci e o trabalho como princípio educativo: escola unitária e a construção da nova sociedade
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Palavras-chave

O trabalho como princípio educativo. Escola unitária. Ditadura revolucionária do proletariado.

Como Citar

SOBRAL, Karine Martins; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos; SANTOS, José Deribaldo Gomes dos; ARAÚJO, Raquel Dias. Gramsci e o trabalho como princípio educativo: escola unitária e a construção da nova sociedade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 178–196, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8644327. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644327. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A análise crítica de Gramsci sobre a crise enfrentada pelo sistema educacional italiano no Século XX não perdeu de vista a escola de caráter humanista que predominava antes da Reforma Gentile e a escola profissional que se tornava cada vez mais difundida na sociedade moderna, apontando, como solução para essa dicotomia, o modelo da Escola Unitária alinhada ao projeto de construção de uma nova ordem social. O estudo pretende contribuir para o exame da proposta educacional gramsciana, buscando perscrutar o caminho trilhado por Gramsci na sua elaboração a partir de seu contexto histórico-social, na tentativa de verificar a tese do trabalho como princípio educativo. A pesquisa é de natureza teórico-bibliográfica, referenciada nos clássicos do marxismo e em outros autores contemporâneos que assentam suas reflexões no referencial do materialismo histórico dialético.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8644327
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