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O clube de leitura: vigilâncias da escola nova em Santa Catarina (1944–1946)
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Palavras-chave

Clubes de Leitura – Escola Nova. Aspectos hierárquicos escola nova. História da educação – Santa Catarina.

Como Citar

SILVA NETO, José Augusto da; STEINDEL, Gisela Eggert. O clube de leitura: vigilâncias da escola nova em Santa Catarina (1944–1946). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 271–287, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8644524. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8644524. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objeto deste estudo são as associações auxiliares da escola, com o foco nos Clubes de Leitura e Bibliotecas nos Grupos Escolares em Santa Catarina a partir de 1944, pautados Decreto Lei nº2.991. Analisa-se os mecanismos de vigilância presentes na cultura escolar no período da Escola Nova. A investigação tem aporte na História Cultural tendo Roger Chartier como um dos interlocutores. Já a questão da hierarquização das diretrizes escolares têm como aporte teórico os escritos de Michael Foucault. Os resultados apontam para o caráter nacionalista, hierárquico e vigilante das diretrizes analisadas com o objetivo de expandir através de decretos oficiais a pedagogia da Escola Nova.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8644524
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