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O passado escravista no presente: a sociologia histórica de Luiz Antônio Cunha
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Palavras-chave

Escrita da história. Educação profissional. Trabalho e educação.

Como Citar

CIAVATTA, Maria; REIS, Renata. O passado escravista no presente: a sociologia histórica de Luiz Antônio Cunha. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 70–86, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8649209. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8649209. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

A história dos processos produtivos e sua relação com a vida dos trabalhadores é inerente às relações entre o trabalho e a educação, mas são poucos os pesquisadores desta área de estudos que tratam do tema em termos historiográficos. Buscando entender o modo como vem sendo escrita a história da educação profissional, iniciamos a análise por um de seus autores fundamentais, o professor Luiz Antônio Cunha. Neste texto, analisamos apenas o primeiro volume de uma trilogia, onde ele trata do ensino de ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. Metodologicamente, iniciamos situando o autor, sua obra e suas fontes da pesquisa; a seguir, tratamos da sociologia histórica ou história social na obra do autor; segundo, da herança escravista na educação do presente; terceiro, de tempo e espaço, categorias fundamentais da historicidade; por último, a reconstrução histórica de algumas das categorias da obra.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8649209
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