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A concepção socialista de educação politécnica: contribuições dos socialistas utópicos, libertários e científicos
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Palavras-chave

Educação politécnica. Trabalho e educação. Politecnia.

Como Citar

BEMVINDO, Vitor. A concepção socialista de educação politécnica: contribuições dos socialistas utópicos, libertários e científicos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 138–162, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8649213. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8649213. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumo

É comum observar, nos trabalhos sobre educação politécnica, essa concepção educativa ligada às contribuições de Marx e Engels. Alguns autores chegam até definir politecnia como um sinônimo de educação marxista. Essas análises ignoram, no entanto, a história de apropriação do conceito, que se inicia na transição do século XVIII para o XIX, quando a burguesia toma o poder na França e inaugura as primeiras escolas com a denominação “politécnica”. Estas escolas foram marcadas por um modelo fortemente orientado pelo positivismo e pela necessidade de se criar uma elite tecnocrática capaz de dirigir o processo produtivo, mas também o político. No campo da crítica às concepções burguesas, as primeiras reflexões sobre a articulação entre trabalho e educação são subsidiárias dos socialistas utópicos. Pouco depois essas reflexões foram aprofundadas pelos socialistas libertários, ou anarquistas, responsáveis pelas discussões sobre educação integral e politécnica. O presente artigo defende que as reflexões de Marx e Engels sobre o tema são subsidiárias das contribuições tanto de socialistas utópicos quanto de anarquistas.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8649213
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