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Trabalho e educação em documentos de políticas educacionais
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Palavras-chave

Trabalho e educação. Políticas educacionais. Documentos da UNESCO

Como Citar

NOMA, Amélia Kimiko; KOEPSEL, Eliana Claudia Navarro; CHILANTE, Edinéia Fátima Navarro. Trabalho e educação em documentos de políticas educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38e, p. 65–82, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38e.8639751. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639751. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

No presente texto, apresentamos elementos teóricos e metodológicos que podem subsidiara análise da relação entre trabalho e educação em documentos de política educacional.Ancoradas no método dialético, analisamos de que forma a relação em pauta é estabelecidaem três fontes primárias produzidas e divulgadas no âmbito da UNESCO. Explicitamosque, nestes documentos, a relação entre “trabalho e educação” aparece invertida etransmuta-se na relação entre “educação e trabalho”, na qual a educação passa a assumirum caráter instrumental de preparação para o mercado de trabalho. Expressam umaperspectiva histórica, política e ideológica, que traduz uma visão operacional eeconomicista da educação, pertinente ao contexto da mundialização do capital.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639751
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