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Globalização, trabalho e docência: constatações e possibilidades
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Palavras-chave

Globalização. Precarização do trabalho. Protagonismo social. Reinvenção docente. História como possibilidade e consciência crítica

Como Citar

SCOCUGLIA, Afonso Celso. Globalização, trabalho e docência: constatações e possibilidades. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38e, p. 175–190, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38e.8639757. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639757. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Este artigo analisa alguns impactos da globalização hegemônica no mundo do trabalho e daidentidade docentes, tomando o caso brasileiro como referência. Buscamos compreender ocenário da precarização do trabalho, as identidades dilaceradas dos trabalhadores, aspossíveis alternativas destes processos e os novos protagonistas da sociedade civil. Nessecenário, as possibilidades de reinvenções do trabalho e da identidade docentes constituemnossos focos. Dividimos nossa argumentação em partes ligadas que se retro-alimentam. Naprimeira parte, argumentamos sobre a precarização do trabalho no contexto neoliberal eglobalizado, procurando alternativas deste quadro por meio do cooperativismo e dosdiversos protagonismos da sociedade civil. Na segunda parte, tentamos visualizar osrebatimentos desse contexto na precarização e na identidade do trabalho docente, bemcomo as possíveis reinvenções das práticas pedagógicas dos/as professores/as. Nasconsiderações finais, afirmamos os caminhos complexus da reconstrução da identidadeeducativa e docente, utilizando a conceituação sobre a ação dialógica, a consciência crítica,sobre a história como possibilidade de atuação do/a educador/a enquanto trabalhador eintelectual.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639757
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