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Desafios à formação de professores alfabetizadores em curso de pedagogia
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Palavras-chave

Formação de professores. Linguagem e ensino. Alfabetização. Curso de pedagogia

Como Citar

ALMEIDA, Benedita de. Desafios à formação de professores alfabetizadores em curso de pedagogia. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 41e, p. 84–102, 2012. DOI: 10.20396/rho.v11i41e.8639897. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639897. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo discute resultados de pesquisa sobre a formação inicial de professores em um curso de pedagogia e seus desdobramentos na prática docente de ensino de língua materna nos anos iniciais do ensino fundamental. As reflexões, fundamentadas na teoria histórico-cultural do desenvolvimento, identificam e tomam como objeto de análise algumas características, contradições e impasses da prática pedagógica de um grupo de egressos do curso, professores nessa etapa escolar. Evidencia-se que as condições de formação e de trabalho do professor alfabetizador limitam a ancoragem de sua prática em bases científicas de conhecimento e a mobilização de saberes fundamentais veiculados no curso de graduação limitando-se as possibilidades de organização do ensino e de suas fontes de referência para contribuir à aprendizagem das crianças da classe trabalhadora. Identifica-se um descompasso entre as necessidades de formação nos anos iniciais de escolarização e as possibilidades dos professores que a efetuam, apontando a necessidade de redimensionamento na formação do professor e no curso de pedagogia.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v11i41e.8639897
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