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Imprensa no Paraná e o combate ao analfabetismo: trajetória e pensamento de Raul Gomes (1889-1975)
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Palavras-chave

Educação. Imprensa no Paraná. Intelectual. Trajetória

Como Citar

SOUZA, Eliezer Félix de; CAMPOS, Névio de. Imprensa no Paraná e o combate ao analfabetismo: trajetória e pensamento de Raul Gomes (1889-1975). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 133–152, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640197. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640197. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir a trajetória de Raul Gomes, particularmente a relação desse intelectual com a imprensa e o movimento contra o analfabetismo. Apóia-se nos conceitos de intelectual e de trajetória, permitindo abordar a condição de jornalista de Raul Gomes e de combatente do analfabetismo no Paraná e Brasil. Assim, enfatiza-se o aspecto mediático desse intelectual paranaense, isto é, a ação de Raul Gomes no processo de formação da opinião pública paranaense. Nesses termos, sustenta-se que a ação pública desse intelectual que resultou na criação de jornais, na produção de textos e na objetivação de uma opinião pública, evidencia o sentido da função do intelectual moderno, nascido no final do século XIX, na França.  As intervenções de Raul Gomes na imprensa eram de natureza diversa. Dentre tantas, demos prioridade aos debates sobre a educação, principalmente ao problema do analfabetismo, elemento que ganhou maior relevância no pensamento desse intelectual do Paraná. Com essa discussão sobre a educação, Raul Gomes reafirmava os discursos republicanos que pregavam a crença nas potencialidades humanas, acreditando que elas poderiam ser aperfeiçoadas pelo desenvolvimento da instrução pública.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640197
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