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O projeto político-educacional azevediano no Brasil nos anos 1920-1930
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Palavras-chave

Educação pública. Projeto político-educacional. Fernando de Azevedo. Brasil 1920-1930

Como Citar

SILVA, Magna Maria da; NOMA, Amélia Kimiko. O projeto político-educacional azevediano no Brasil nos anos 1920-1930. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 196–213, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640201. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640201. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as principais ideias de Fernando de Azevedo e sua atuação como formulador de projeto político-educacional no Brasil no período de 1920-1930. Ao adotar o materialismo histórico como método de investigação, analisa-se o objeto de estudo em articulação com o processo de transformação da sociedade brasileira no contexto delimitado. A proposição do presente trabalho justifica-se pela utilização de uma vertente analítica pouco desenvolvida nos estudos sobre a temática. Trata-se da focalização de Fernando de Azevedo como um agente do governo em ação, como planejador e administrador de políticas educacionais, portanto, sob o prisma da pesquisa em política educacional. O pensamento educacional de Azevedo e a sua ação se articularam a um processo de transformação da sociedade capitalista brasileira ao se engajar na luta para a construção de um sistema nacional de ensino público sob a tutela do Estado, em consonância com uma civilização urbano-industrial moderna.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640201
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