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Uma análise sobre o tema “trabalho” nos eventos da redestrado em 2008 e 2011
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Palavras-chave

Trabalho. Escola. Políticas públicas

Como Citar

FERREIRA, Liliana Soares; HYPOLITO, Alvaro Moreira. Uma análise sobre o tema “trabalho” nos eventos da redestrado em 2008 e 2011. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 27–41, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640261. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640261. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

O texto discute os sentidos sobre “trabalho” nos artigos apresentados no VII Seminário de La Red Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente (Buenos Aires, 2008) e no I Encontro Luso-brasileiro sobre Trabalho Docente e VI Encontro Brasileiro da RedEstrado (Maceió, Alagoas, 2011). Foram selecionados os textos que continham referências ao tema “trabalho” no título, com especial atenção para o subtema “trabalho dos professores”. Analisou-se, tendo como metodologia a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), em primeira fase, cerca de três centenas de textos que atenderam a esse critério. Após, passou-se às fases de análise dos descritores e categorização, reduzindo, então, a quantidade para trinta e oito produções. Os textos foram lidos novamente e destacados trechos que continham referências às categorias, com os quais se passou a trabalhar. Um dos aspectos resultantes das análises é relativo à necessidade de aprofundamento do estudo sobre o trabalho dos professores, tendo a escola como contexto. Percebeu-se, também, que as expressões “trabalho docente”, “trabalho pedagógico” e “trabalho dos professores”, muitas vezes, são apresentadas como sinônimos, gerando imprecisões que obstaculizam a produção de sentidos sobre o tema em análise. Do mesmo modo, a análise dos trabalhos permite analisar os sentidos atribuídos ao trabalho dos professores, compreendendo que o processo de constituir-se professora/professor acontece no individual, mas inspirado e consubstanciado no social, uma efetiva com-vivência na qual os seres humanos partilham olhares, saberes, crenças e linguagens.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640261
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