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Educação e modernização em Minas Gerais: os princípios da reforma Francisco Campos (1926–1930)
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Palavras-chave

Francisco Campos. Reforma. Progresso. Oligarquia. Moderno

Como Citar

CARVALHO, Carlos Henrique de; CARVALHO, Luciana Beatriz de Oliveira Bar de. Educação e modernização em Minas Gerais: os princípios da reforma Francisco Campos (1926–1930). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 51, p. 139–156, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i51.8640269. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640269. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Dentre as mudanças que marcaram a modernização do Brasil, a educação ocupou lugar central na dimensão intelectual e política do processo modernizante. Nesse sentido, este texto busca problematizar as relações entre educação e modernidade, sobretudo sua condição de índice de modernização em Minas Gerais na primeira metade do século XX. Para tanto, especulamos o discurso dos idealizadores da Reforma Educacional Francisco Campos a fim de reconhecer traços do ideário modernizante e progressista e vínculos com os interesses da elite oligárquica então predominante na política mineira. Os procedimentos metodológicos incluem pesquisa bibliográfica para contextualização conceitual e histórica, bem como leitura dos discursos de Antônio Carlos e Francisco Campos.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i51.8640269
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