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A interiorização da educação superior no estado de Santa Catarina: a ideia de universidade como discurso de desenvolvimento
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Palavras-chave

Educação Superior. Desenvolvimento. Política Educacional

Como Citar

AGUIAR, Leticia Carneiro. A interiorização da educação superior no estado de Santa Catarina: a ideia de universidade como discurso de desenvolvimento. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 213–230, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640471. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640471. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar os fatores que favoreceram o processo de interiorização da educação superior no estado de Santa Catarina na década de 1960. Resultante, sobretudo de estudos documentais, a reflexão que aqui se desenvolve procura demonstrar a relação entre as políticas públicas de expansão da educação superior no período e os interesses regionais privados, e de como ambos estavam sustentados na ideia de universidade como fator preponderante para o desenvolvimento social e econômico local/estadual. A gênese do processo de interiorização ocorreu a partir do surgimento de Faculdades e/ou Escolas superiores isoladas, e que foi se consolidando através da criação de Fundações Educacionais que, em muitos casos, foram criadas pelo poder público municipal, representando na verdade não uma expansão da educação pública, mas sim de natureza privada.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640471
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