Banner Portal
Grupo Padre Luiz Gonzaga - Bragança-PA: arquivos, método e fontes da história da educação da Amazônia, no século XX
PDF

Palavras-chave

Instituições Escolares. Fontes Históricas. Grupo Escolar Padre Luiz Gonzaga

Como Citar

ROSÁRIO, Maria José Aviz do; MELO, Clarice Nascimento de. Grupo Padre Luiz Gonzaga - Bragança-PA: arquivos, método e fontes da história da educação da Amazônia, no século XX. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 62, p. 18–31, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i62.8640491. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640491. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O trabalho objetiva apresentar análise das primeiras fontes históricas sobre o Grupo Escolar Padre Luiz Gonzaga, de Bragança - PA. Pautou - se em dois propósitos, recuperação e disponibilização da história e memória dessa instituição escolar, de formação do povo bragantino, no Século XX e contribuição ao registro de fontes históricas das instituições escolares da Região Amazônica. A metodologia constituiu-se do levantamento e análise de fontes históricas documentais, orais e iconográficas. Na análise procurou - se discutir o conceito e a importância de método do trabalho com fontes históricas, articulando o conhecimento mais geral sobre a formação educacional paraense e brasileira, fazendo-se aproximações de como foram forjadas as propostas educacionais no contexto bragantino por meio do grupo. A primeira etapa dedicou-se aos documentos escritos, Projeto Político Pedagógico e cadernetas escolares e a iconografia composta de retratos com os quais pode – se compor as primeiras cenas da educação do grupo. Em seguida ouviu-se a segunda diretora, a segunda secretária e as professoras da primeira geração e segunda geração. A análise aponta o grupo como instrumento de articulação da proposta de expansão da educação primária nos anos de 1960, já que sua criação, em 1962, atendia a reivindicação da nova população da cidade, composta de agricultores e pescadores dos campos, das praias e colônias que empurrados para os arrabaldes da cidade, exigiam do poder público, escola para seus filhos. A escola também era tida como modelo pedagógico em que prevaleciam o respeito e a disciplina; o amor à pátria incutido pelo cântico do Hino Nacional; a preocupação em não deixar criança sem estudar, por meio do famoso “jeito”; a influência da igreja católica; pela catequese de responsabilidade da paróquia, cujo ápice era realização da primeira comunhão; a distribuição de merenda escolar, inicialmente proveniente das Cáritas Brasileira e mais tarde por doações de pessoas do bairro e; a indumentária das professoras, blusa branca e saia preta, professoras do Padre Luiz, orgulhosas da profissão’. A análise permite afirmar, os arquivos e fontes, apontam no grupo, vestígios de uma educação que acompanhou as mudanças ocorridas na sociedade brasileira e bragantina, às vezes sem se dar conta, ‘passamos do ensino velho (lei 4.024/61) para o ensino novo (lei 5.692/72), sem muitos traumas, foi tudo normal, como mandava a SEDUC’ e o retrato de uma das instituições escolares, do Século XX, mais importantes de formação, do povo bragantino, paraense e, por conseguinte, da Amazônia.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i62.8640491
PDF

Referências

BITTENCOURT, Ana Pamira. A Pesquisa e a Preservação de Arquivos e Fontes para a Educação, Cultura e Memória. São Paulo – Campinas: Editora Alínea e Átomo, 2009

CHAGAS, Mário de Souza e NASCIMENTO JUNIOR, José do(organizadores).Subsídios para a criação de Museus Municipais Rio de Janeiro, RJ: Ministério da Cultura/Instituto Brasileiro de Museus e Centros Culturais/Departamentode Processos Museais, 2009. 40p.ISBN 978-85-7334-125-6

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DA História CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA – CPDOC. Guia brasileiro de fontes para a história da África, da escravidão negra e do negro na sociedade atual. Fundação Getúlio Vargas

CENTRO DE PESQUISA E DOCUMENTAÇÃO DA História CONTEMPORÂNEA BRASILEIRA – CPDOC. Guiade acervos bibliográficos e arquivistas de ex-presidentes da República. Fundação Getúlio Vargas

BÓRIS, Fausto. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2002

FABIANO, Luiz Hermenegildo. MELO, Joaquim José Pereira. Fontes e métodos em História da Educação. Dourado, MS: Ed. UFGO, 2010. 350p.

HISTEDBR. Cartografia das fontes documentais para a história da Educação Maranhense no período imperial. HISTEDBR - Maranhão

LE GOFF.J. História e Memória. Campinas São Paulo: Ed. UNICAMP, 1992.

MAGALHÃES, Lívia Diana R. Museu pedagógico:o professor de catalogação das fontes documentais e escolares em Vitória da Conquista. http://www.histedbr.fae.unicamp.br/navegando/artigos_frames/artigo_058.html. Acesso em 8/04/11, às 10:00h.

MARX, Karl. Teses sobre Feuerbach, 1845. Disponivel em https://www.marxists.org/portugues/marx/1845/tesfeuer.htm. Acesso em 30 abril, às 1434h.

NUNES, Clarice. Guia preliminar de fontes para a história da educação. Brasília: INEP, 1992.

RODRIGUES, Dário Benedito. Escola Monsenhor Mâncio Ribeiro: um aniversário para comemorar? http://profdariobenedito.blogspot.com.br/2010/02/escola-estadual-monsenhor-mancio.html.

ROSÁRIO, Maria José Aviz.A organização da educação no Município de Belém – PA, de 1937 a 1945. Piracicaba-SP: Dissertação (D). Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, 1998.

ROSÁRIO, Maria José Aviz. O PCB E A ORGANIZAÇÃO DO ENSINO PÚBLICO PRIMÁRIO DE BELÉM DO PARÁ (1945 a 1964). São Carlos - SP, Tese (T). Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR, 2006

SAMARA, Eni de Mesquita. História, documento e metodologia de pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

SANFELICE. José Luis.História, instituições escolares e gestores educacionais. Revista HISTEDBR – On line. Número especial. Agosto de 2006. http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/22e/rev22e.html. Acesso em 21/12/12, às 20:49.

SAVIANI, Dermeval. O local e o nacional na historiografia da educação brasileira. São Paulo – Campinas: Editora Alínea, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em 27/02/15, às 13:47h.

TANURI, Leonor Maria. História da formação de professores. Universidade Estadual de São Paulo, 2000. No 14. http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n14/n14a05. Acesso em 27/01/15, às 16:16h.

THOPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992

VILLA, Marco Antonio. Jango: um perfil (1945 – 2004). São Paulo: Globo, 2004

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.