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As licenciaturas interdisciplinares e o processo de expansão das IFES: implicações para a formação de professores
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Palavras-chave

Formação de professores. Ensino superior. REUNI. Licenciaturas Interdisciplinares

Como Citar

SOUSA, Ana Paula Ribeiro de; COIMBRA, Leonardo José Pinho. As licenciaturas interdisciplinares e o processo de expansão das IFES: implicações para a formação de professores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 141–159, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642702. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642702. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Análise do processo de expansão do ensino superior público desencadeado pelas reformas desse nível de ensino empreendidas entre as décadas de 1990-2000. Apresenta reflexões acerca do processo de expansão das Universidades Federais, mais especificamente por meio do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI e seus impactos nos cursos de formação de professores a partir da análise do projeto pedagógico das Licenciaturas Interdisciplinares (LI’s), implantadas em 2010, no bojo do processo de reestruturação da UFMA. Discute-se como a formação de professores tem sido contemplada nos projetos pedagógicos dos cursos de licenciatura a partir das orientações e diretrizes curriculares nacionais para a formação de professores, baseada nos princípios da flexibilidade e do desenvolvimento de competências e como esse processo, aliado a expansão precarizada das Universidades Federais, tem contribuído para o esvaziamento da formação docente.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642702
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