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Kit de combate a homofobia do MEC: a polemização em torno dos recursos audiovisuais
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Palavras-chave

Programa Brasil sem homofobia. Escola sem homofobia. Kit de combate a homofobia. Recursos audiovisuais. Escola.

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, Isaias Batista de. Kit de combate a homofobia do MEC: a polemização em torno dos recursos audiovisuais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 16, n. 70, p. 319–334, 2017. DOI: 10.20396/rho.v16i70.8643822. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8643822. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O discurso heterossexista inserido em nossa sociedade por meio de leis, religiões, políticas públicas curriculares, se tornou ainda mais evidente, em meados de 2011,diante da tentativa de lançamento do Kit de Combate a Homofobia,do Ministério da Educação e Cultura. A possibilidade de veiculação deste material nas escolas foi massificado  na mídia, em redes sociais, entre legisladores/as, religiosos/as, sociedade civil, e Movimento LGBT propulsionando o nosso interesse pela temática. A partir daí assumimos o objetivo de analisar os recursos audiovisuais que integrariam o Kit de Combate a Homofobia do MEC delineado a partir do Projeto Escola Sem Homofobia. Diante do recuo do Estado na divulgação do material concluímos que, se o Governo Federal, devido às pressões, suspendeu à distribuição do Kit Anti-Homofobia, algumas pesquisas já realizadas sobre violência contra alunos/as Lésbicas, Gays, Bissexuais, Bigêneros, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queers, Questionadores/as, Intersexos, Indecisos/as, Assexuados/as e Aliados/as evidenciam que o ambiente escolar é altamente preconceituoso e excludente, o que, por si só, justificaria a produção de materiais didáticos, para além do Kit Gay, que pudessem colocar esse tema em discussão.

https://doi.org/10.20396/rho.v16i70.8643822
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