Banner Portal
Um modo de traduzir figuras do passado: cadernos de um professor catarinense
PDF

Palavras-chave

Cultura Material - Cultura Escolar - Resenha

Como Citar

SOUZA, José Edimar de. Um modo de traduzir figuras do passado: cadernos de um professor catarinense. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 18, n. 1, p. 281–285, 2018. DOI: 10.20396/rho.v18i1.8648888. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8648888. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

CUNHA, M. T. S.; SOUZA, F. de. F. Viver e escrever. Cadernos e escritas ordinárias de um professor catarinense (séc. XX). Florianópolis: Insular, 2015.

Resenhado por: José Edimar de Souza

https://doi.org/10.20396/rho.v18i1.8648888
PDF

Referências

ARTIÈRES, P. Arquivar a própria vida. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 9-34, 1998. Disponível em: < http://bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/reh/article/ view/2061/1200 >. Acesso em: 25 fev. 2016.

CUNHA, M. T. S.; SOUZA, F. de. F. Viver e escrever. Cadernos e escritas ordinárias de um professor catarinense (séc. XX). Florianópolis: Insular, 2015.

ESCOLANO BENITO, Augustin. Arqueología y rituales de la escuela. In: MOGARRO, M. J. (Org.). Educação e património cultural: escolas, objetos e práticas. Colibri: Lisboa, 2015. p. 45-60.

MIGNOT, A. C. V. (Org.). Papéis guardados. Rio de Janeiro: UERJ, Rede Sirius, 2003.

OLIVEIRA, M. A. M. de.; SOUZA, J. El de. Perspectivas históricas da escola pública no Brasil. In: RÜCKERT, F. Q.; SOUZA, J. E. de. (Org.). A escola pública no Brasil: temas e problemas. Porto Alegre: Evangraf, 2016. p. 7- 18.

SOUZA, J. E. de.; DUARTE, A. dos. R. O ensino no meio rural: Grupo Escolar Madre Benícia – Novo Hamburgo/RS (1940-1969). In: GRAZZIOTIN, L. S. S.; ALMEIDA, D. B. (Org.). Colégios elementares e grupos escolares no rio grande do sul. Memórias e cultura escolar. Século XIX e XX. São Leopoldo: Oikos, 2016.

SOUZA, J. E. de.; FISCHER, B. T. D. Memórias do ensino em Novo Hamburgo: documentos e acervos (1940-2009). NH na Escola, Novo Hamburgo, p. 2-2, out. 2012.

SOUZA, J. E. de.; MARIANO, R. A linha vando pensamentos: sobre educação e outros mais... Porto Alegre: Pradense, 2011.

VEYNE, P. Como de escreve a história: Foucault revoluciona a história. Brasília: Ed. da UnB, 1998.

VIDAL, L. Acervos pessoais e memória coletiva: alguns elementos de reflexão. FCLAs – CEDAP, Campinas, v. 3, n. 1, 2007.

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.