Banner Portal
Nota sobre as políticas em prol do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação escolar
PDF

Palavras-chave

Educação escolar. Formação de professores e professoras. Políticas educacionais e história e cultura afro-brasileira

Como Citar

FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Kazuko. Nota sobre as políticas em prol do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação escolar. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 39, p. 250–266, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i39.8639729. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639729. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

A aprovação da Lei 10.639 em 9 de Janeiro de 2003 que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana na educação básica suscitou um série de debates sobre a relevância de políticas educacionais como a pautada nesta Lei. A fim de contribuir como esse debate, o presente artigo tem como objetivo analisar a relevância da aprovação da Lei 10.639/2003 na educação escolar brasileira, na perspectiva dos Estudos Culturais. Para isso estabelecemos como questão norteadora de nosso artigo: quais as implicações pedagógicas a Lei 10.639/2003 terá na educação escolar? Apresentamos as mudanças ocorridas na educação escolar, dando ênfase à disciplina de História, já que é uma das disciplinas que tem em seu currículo diversas questões sobre as relações étnico-raciais. Concluímos que a aprovação de Leis como a citada contribui para ampliar o conhecimento dos docentes sobre sua prática pedagógica enquanto formadores de posicionamentos sociais. A Lei abre caminho para a construção de uma educação antirracista e rompe com as normas discursivas centradas no europeu. A Lei permite que no ambiente escolar, seja legítimo falar sobre a exclusão e marginalização de um segmento social.

https://doi.org/10.20396/rho.v10i39.8639729
PDF

Referências

ABRAMOWICZ. Anete. Trabalhando a diferença na educação infantil. São Paulo: Moderna, 2006.

BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, MEC/Secad, 2004.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Pesquisas Nacionais por Amostra de Domicílios (PNDA). Disponível em http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 22 ago. 2007a.

BRASIL. Lei no 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 jan. 2003.

BRASIL. Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 23 dez. 1996a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília, DF / MEC /SEF 1997.

BRASIL. Presidência da República. Programa Nacional de Direitos Humanos. Brasília, DF: Presidência da República; Secretaria de Comunicação Social; Ministério da Justiça, 1996.

CADERNOS CANTO NAGÔ DO ILÊ AIYÊ. In: África ventre fértil do mundo. Salvador: número VI, 1988.

CONCEIÇÃO, Maria Telvira. Rompendo com o silêncio o negro na escola. In: LIMA, Ivan Costa. Os negros e a escola brasileira. Florianópolis – SC: NEN, 1999. (Pensamento negro em educação, no 6)

COSTA, Marisa Vorraber. Poder, discurso e política cultural: contribuições dos Estudos Culturais ao campo do currículo? In: LOPES, Alice Casimiro; MACEDO. Elizabeth. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002.

CUNHA JUNIOR, Henrique. A história africana e os elementos básicos para seu ensino. IN: LIMA, Ivan Costa (Org). Negros e currículo. Florianópolis –SC: NEN, 1998. (Pensamento negro em educação, n. 2)

FELIPE, Delton Aparecido. Narrativas para alteridade: o cinema na formação de professores e professoras para o ensino de história e cultural afro-brasileira e africana na educação básica. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Maringá, PR, 2009.

FELIPE, Delton Aparecido, TERUYA, Teresa Kazuko. O Negro no pensamento educacional brasileiro na Primeira República (1889 -1930). Revista HISTEDBR On-line. , v.27, p.112-126. Set. 2007.

FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Kazuko. História Afro-brasileira: linguagem fílmica enriquece o conhecimento sobre a temática. Revista do Professor. Ano 24; no 95; jul/set. Porto Alegre – RS, 2008.

FERNANDES, José Ricardo Oriá. Ensino de História e diversidade cultural: desafios e possibilidades. Cadernos Cedes, Campinas-SP, vol. 25, n 67, p. 378-388, set/dez, 2005.

FRY, Peter. A persistência da raça: ensaios antropológicos sobre o Brasil e a. África austral. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

GOMES, Nilma Lino. Descolonizar os currículos: um desafio para as pesquisas que articulem a diversidade étnico-racial e a formação de professores. In Trajetorias e processos de ensinar e aprender: sujeitos, currículos e culturas – XIV ENDIPE; Porto Alegre – RS: Edipucrs, 2008.

LOPES, Véra Neusa. Inclusão étnico-racial: cumprindo a lei, práticas pedagógicas contemplam afro-brasileiros. In: Revista do Professor. Porto Alegre - RS, vol. 19, no 75, p. 25-30, jul/set, 2003.

MALERBA, Jurandir; BERTONI, Mauro. Nossa gente brasileira. Campinas, SP: Papirus, 2001.

MENESES, Maria Paula G. Os espaços criados pelas palavras – Racismo, etnicidades e encontro colonial. In GOMES, Nilma Lino (Org.) Um olhar além das fronteiras: educação e relações raciais. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: Trajetória e perspectiva. In. Revista Brasileira de História. v. 13. no 25/26, São Paulo, set. 1992. p. 56 -63

PEREIRA, João Baptista Borges. Negro e a identidade racial brasileira. In: Racismo no Brasil. São Paulo: Perirolopolis; ABONG, 2002.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora; CAINELLI, Marlene. Ensinar história. São Paulo: Scipione, 2004.

SERRANO, Carlos; WALDMAN, Mauricio. Memórias D ́África: a Temática Africana em Sala de Aula. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, Ana Célia da. Desconstruindo a Discriminação do Negro no Livro Didático. Salvador, BA, EDUFBA, 1998.

SILVA, Maria Palmira da. O anti-racismo no Brasil: considerações sobre o estatuto social baseado na consciência racial. In: Revista Psicologia Política/Sociedade Brasileira de Psicologia Política, v. 1, n. 1, São Paulo, jan./jun.2001, p. 37-38:

Revista HISTEDBR On-line utiliza a licença do Creative Commons (CC), preservando assim, a integridade dos artigos em ambiente de acesso aberto.

Downloads

Não há dados estatísticos.