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Trabalho e educação: a crise da sociabilidade contemporânea e a perspectiva crítica da emancipação social
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Palavras-chave

Educação. Trabalho. Reestruturação produtiva. Sociabilidade. Hegemonia

Como Citar

SANTOS, Ariovaldo; ARAÚJO, Renan. Trabalho e educação: a crise da sociabilidade contemporânea e a perspectiva crítica da emancipação social. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38e, p. 51–64, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38e.8639750. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639750. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, discutiremos alguns aspectos das contradições sociais contemporâneasque relacionados à temática educação e trabalho expressam facetas do novo corolário docomplexo de reestruturação produtiva flexível de inspiração predominantemente toyotista.Interessa-nos, porém, ao analisar as contradições sociais decorrentes desse processo,procurando ir além do reconhecimento da centralidade do trabalho, indicar que entre osdesafios necessários à possibilidade de emancipação das formas de sociabilidades mediadaspela lógica produtiva/social/ética do capital, refletir sobre os novos conteúdos ideológicosimanentes às questões que envolvem o binômio educação/trabalho, bem como, algumascontradições do sistema sócio-metabólico do capital e das novas possibilidades abertas para aluta contra hegemônica.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639750
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Referências

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