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A importância do materialismo histórico na formação do educador do campo
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Palavras-chave

Materialismo histórico. Educação do campo. Pesquisa em educação

Como Citar

BEZERRA NETO, Luiz; BEZERRA, Maria Cristina dos Santos. A importância do materialismo histórico na formação do educador do campo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 10, n. 38e, p. 251–272, 2012. DOI: 10.20396/rho.v10i38e.8639762. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639762. Acesso em: 18 abr. 2024.

Resumo

Apontamos neste texto a importância do domínio do método e dos pressupostos teóricos domaterialismo histórico para fundamentar o estudo sobre a educação do campo. Tomamoscomo referência a nossa atuação nos cursos de formação de educadores para este segmentoespecífico, tanto através dos cursos de pedagogia da terra, quanto da formação deprofessores para atuarem nas classes multisseriadas do campo.Apresentamos, em linhas gerais, os elementos constitutivos do materialismo histórico edialético, para em seguida apontarmos a importância e a atualidade desta perspectivateórico-metodológica, especialmente nas pesquisas em Educação de um modo geral e,particularmente para os estudos sobre educação do campo. Isso nos leva a uma tomada deposição diante da corrente hegemônica na pesquisa em educação e em especial naeducação do campo, que tem arrebatado muitos pesquisadores que se deixam levar pelosventos da pós-modernidade, e embebidos pelas suas idéias, julgam ultrapassados todos osreferenciais baseados no paradigma iluminista racionalista instaurado com o advento damodernidade.
https://doi.org/10.20396/rho.v10i38e.8639762
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