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José Scaramelli e o esboço de uma escola nova “brasileira”
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História da educação brasileira. História das ideias pedagógicas. Escola Nova. Intelectuais da educação brasileira. José Scaramelli

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SILVA, Débora Alfaro São Martinho da; ARCE, Alessandra. José Scaramelli e o esboço de uma escola nova “brasileira”. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 53, p. 214–237, 2014. DOI: 10.20396/rho.v13i53.8640202. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640202. Acesso em: 10 may. 2024.

Resumen

Este artigo busca compreender como as ideias pedagógicas de autores representantes do Movimento Internacional da Escola Nova adentraram no Brasil na Primeira República, sendo apropriadas, interpretadas e adaptadas à realidade escolar da época por intelectuais-educadores como José Scaramelli, situado no âmbito da informação-ação, difundem e operacionalizam os sistemas de pensamento de teóricos precursores deste movimento, no espaço dos cursos de formação de professores e de instrução aos alunos de escolas elementares; chegando, mesmo, a propor um esboço de uma Escola Nova com características brasileiras, que pudesse enfrentar e superar os impasses enfrentados pela instrução pública do período. Com base em suas obras didáticas, procura-se responder o quê este intelectual-educador compreendia por Escola Nova e o quê, segundo esta orientação, propunha para a educação da infância brasileira. Como guias metodológicos foram adotadas as categorias indicadas para a realização de um trabalho dentro de uma perspectiva histórico-crítica em História da Educação: caráter concreto do conhecimento histórico-educacional, a perspectiva de longa duração, o olhar analítico-sintético no trato com as fontes, a articulação do singular e do universal e a atualidade da pesquisa histórica.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i53.8640202
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Citas

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