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História das escolas públicas primárias em áreas rurais: ausência de políticas públicas (Minas Gerais 1899 - 1911)
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Palabras clave

Instrução pública primária rural. Políticas públicas. História das escolas rurais. História da Educação

Cómo citar

BARROS, Josemir Almeida; LIMA, Sandra Cristina Fagundes de. História das escolas públicas primárias em áreas rurais: ausência de políticas públicas (Minas Gerais 1899 - 1911). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 50, p. 251–263, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i50.8640306. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640306. Acesso em: 30 jun. 2024.

Resumen

A organização da instrução primária rural em alguns municípios de Minas Geraispertencentes à primeira e segunda Circunscrições Literárias no período de 1899 a 1911constituem o objeto de nossa investigação. O principal objetivo foi identificar e analisaraconstituição de políticas públicas destinadas ao ensino primário em áreas ruraisidentificando-as aos processos de desenvolvimento econômico de Minas Gerais. Para adiscussão da referida temática partimos da seguinte indagação: Qual o espaço destinado aoensino rural nas políticas de organização da escola mineira? As fontes históricas utilizadasabrangeram: Mensagens dos Presidentes de Estado de Minas Gerais produzidas pelasadministrações públicas; legislações sobre instrução pública primária; relatórios deinspeção ou fiscalização e termos de visitas de escolas, em específico, daquelasdenominadas rurais e distritais. A instrução pública primária rural em Minas Geraissingulariza momentos da educação primária no Estado e permite reflexões sobre outroscontextos, como por exemplo, a educação do campo nos dias atuais.
https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640306
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Citas

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