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Materialismo histórico dialético: epistemologia para educação campesina no Amazonas
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Palavras-chave

Educação libertadora. Materialismo histórico dialético. Proposta pedagógica. Trabalhador campesino

Como Citar

SOEIRO, Eunice Maciel. Materialismo histórico dialético: epistemologia para educação campesina no Amazonas. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 13, n. 50, p. 264–274, 2013. DOI: 10.20396/rho.v13i50.8640307. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640307. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Discute a possibilidade de construção, em processo, de um projeto educativo com fundamentação filosófica na epistemologia do Materialismo Histórico Dialético. Reflete sobre a importância da materialização da educação em uma proposta filosófica e epistemológica que tem na totalidade, ao mesmo tempo, ponto de partida e ponto de chegada. Analisa os reflexos sociais, políticos e econômicos da elaboração de uma concepção de educação comprometida com a superação da situação de submissão histórica dos trabalhadores campesinos ao modo histórico e social de produção capitalista, objetivando fundamentar, na teoria e na prática, as bases da educação libertadora.

https://doi.org/10.20396/rho.v13i50.8640307
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