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A pedagogia histórico-crítica e os desafios frente à educação
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Palavras-chave

Marxismo e Educação. Pedagogia histórico-crítica

Como Citar

MOREIRA, Helloysa Bragueto; ZANARDINI, João Batista. A pedagogia histórico-crítica e os desafios frente à educação. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 119–128, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640351. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640351. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisas realizadas no Grupo de Pesquisa HISTEDOPR– GT região Oeste do Paraná, e também de estudos para a elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Campus Cascavel. Realizamos neste trabalho, uma abordagem que considera a importância da Pedagogia histórico-crítica para a educação escolar, e também a relevância da discussão acerca de seus pressupostos filosóficos, com o propósito de avançar cada vez mais em seus aspectos teóricos e práticos. Intentamos compreender o movimento desta teoria no contexto educacional, mais especificamente no estado do Paraná, tratando minimamente de sua implantação, para que a partir daí fosse possível traçarmos alguns questionamentos, reflexões e angústias que vivenciamos enquanto profissionais da educação, buscando evidenciar a Pedagogia histórico-crítica como teoria contra - hegemônica.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640351
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