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Ideologia e política: uma análise das leis impostas pelo estado burguês e da legislação educacional brasileira
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Palavras-chave

Estado. Capital. Educação

Como Citar

SILVA, Renalvo Cavalcante; NOMERIANO, Aline Soares. Ideologia e política: uma análise das leis impostas pelo estado burguês e da legislação educacional brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 176–190, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640355. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640355. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

Em face de uma barbárie que se prenuncia a cada dia, discute-se a posição do Estado quanto a sua responsabilidade em comandar de forma mais eficaz a sociedade, ainda que isso contradiga os preceitos mais caros à sociedade neoliberal. Contudo, para a perspectiva ontológica do trabalho, o Estado nunca deixou seu posto na organização de comando político a serviço das estruturas sociometabólicas do capital, pois sua lógica recai, indiscutivelmente, sobre a manutenção da ordem econômica capitalista, mesmo que isso signifique a conservação da miséria na vida de milhares de indivíduos. A educação vem sendo tratada pelos representantes do Estado como um remédio que cura todos os males sociais, usada como um degrau para a ascensão política ou como um meio eficiente de internalização da ideologia dominante. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é demonstrar que as políticas e leis educacionais propostas pelo Estado democrático liberal estão limitadas aos interesses e à reprodução do capital, de modo que os supostos avanços no processo educacional significam também uma alternativa produtiva de adaptação do capital a um determinado momento histórico.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640355
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