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Ciclos de formação humana no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak
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Palavras-chave

Educação. Escola. Formação Humana. Ciclos de Formação Humana

Como Citar

HAMMEL, Ana Cristina; BORGES, Liliam Faria Porto. Ciclos de formação humana no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 251–271, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640361. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640361. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do processo de implementação dos Ciclos de Formação Humana no Colégio Estadual do Campo Iraci Salete Strozak e toma por referência a escola presente na atualidade e a necessidade de formação e emancipação dos trabalhadores do campo. A presente pesquisa considerou a implementação dos ciclos como forma de organização do trabalho pedagógico e as bases teóricas que os fundamentam em suas diferentes perspectivas, sobretudo os Ciclos de Formação Humana, opção da escola estudada, tendo como eixo as seguintes questões centrais, emergidas na concreticidade de nossa atuação: quais alterações são possíveis na organização do trabalho pedagógico fundamentado nos Ciclos de Formação Humana, tendo em vista os limites da instituição escolar? De que forma essas alterações se vinculam a uma escolarização que contribua na formação do sujeito social pretendido e anunciado pelo MST? Nesse sentido a pesquisa permitiu entender a dimensão da luta coletiva e a contribuição dos Ciclos de Formação Humana para a formação dos trabalhadores do campo na perspectiva de classe, que contemple uma educação participativa, emancipatória, incorruptível e de qualidade, com protagonistas de novas histórias.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640361
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