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E. P. Thompson e a educação: a socialização como experiência
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Palavras-chave

Educação. Socialização. Experiência. Thompson

Como Citar

MARTINS, Suely Aparecida. E. P. Thompson e a educação: a socialização como experiência. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 59, p. 304–317, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i59.8640365. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640365. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta as possibilidades de análise da educação a partir das contribuições teóricas do historiador marxista Edward Palmer Thompson. Inicia-se com algumas considerações sobre concepções de educação que ora enfatizam seu papel para a conformação dos sujeitos a sociedade ora salientam que ela encontra-se inserida numa realidade constituída de significados. Contrapondo-se a tais perspectivas, destaca-se como a categoria “experiência” de Thompson pode contribuir para a análise dos processos educativos, considerando-se a materialidade social e a agência humana na história. Assim, primeiramente, apresenta-se a concepção do autor sobre “experiência” e em seguida, a importância desta categoria para a compreensão dos processos de socialização. Destaca-se a experiência como fundamental para analisar a educação, especialmente aquela que ocorre em espaços informais e que se constituem a partir de coletivos.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i59.8640365
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