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TV Escola: múltiplas relações, contradições e resistências
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Palavras-chave

Estado. Organismos multilaterais. Políticas públicas. TV Escola

Como Citar

NOGUEIRA, Danielle Xabregas Pamplona; MORAES, Raquel de Almeida. TV Escola: múltiplas relações, contradições e resistências. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 55, p. 346–360, 2014. DOI: 10.20396/rho.v14i55.8640480. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640480. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo investiga as diretrizes que orientam o Programa TV Escola como política pública de formação continuada de professores a distância, no período entre 1995 e 2010. Foram analisadas as relações do Programa com o Estado brasileiro, com suas políticas públicas e com organismos multilaterais. A pesquisa foi desenvolvida com base no método do materialismo dialético, utilizando-se das categorias  de materialidade e de historicidade. Como estudo de caso, esta pesquisa se utilizou de análise documental para obtenção dos dados, sendo observados os documentos nos contextos do Ministério da Educação, Banco Mundial e UNESCO. Juntamente com o referencial teórico adotado, a interpretação dos dados obtidos ocorreu por meio de análise de conteúdo. Nessa análise, foram definidas as categorias: qualidade na educação, formação de professores e o uso de tecnologias de informação e comunicação. Concluiu-se que as diretrizes da TV Escola estão relacionadas a esses organismos, sobretudo as que se referem à qualidade na educação, formação de professores e uso de tecnologias mantendo relações, por meio de contradições e resistências, que se articulam à própria configuração neoliberal do Estado brasileiro e às suas políticas para a educação.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i55.8640480
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