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O trabalho didático na obra de Calkins: a alfabetização segundo o método intuitivo
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Palavras-chave

Trabalho didático. Alfabetização. Métodos e conteúdos

Como Citar

FERNANDES, Enilda. O trabalho didático na obra de Calkins: a alfabetização segundo o método intuitivo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 38–61, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640547. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640547. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo analisa o manual Primeiras Lições de Coisas, de autoria do norte-americano Norman Alisson Calkins, na versão modificada em 1870, traduzida por Rui Barbosa de Oliveira em 1881, e publicada no Brasil em 1886. Buscou-se enfocar o método e os conteúdos de alfabetização nesse manual, como foram articulados e as funções que lhe foram atribuídas. Para subsidiar o estudo, tomou-se a categoria organização do trabalho didático, formulada por Alves (2005), sendo a análise baseada no referencial metodológico marxista, situada a investigação no âmbito histórico. Assim, no exame do método e conteúdo desse manual, considerou-se importante captar os pontos essenciais característicos de inovação na organização do trabalho didático, em fins do século XIX e início do século XX, durante a transição do Império para a República. No decurso da investigação, caracterizou-se o fim utilitário que o livro em análise conferiu à alfabetização.
https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640547
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