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Intelectuais, educação escolar e hegemonia: análise das formulações empresariais sobre trabalho docente
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Palavras-chave

Intelectuais. Hegemonia. Educação escolar. Empresários

Como Citar

MARTINS, André Silva; PINA, Leonardo Docena; ÁVILA, Lúcia Aparecida de; ALMEIDA, Raiza Dias de. Intelectuais, educação escolar e hegemonia: análise das formulações empresariais sobre trabalho docente. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 14, n. 60, p. 260–272, 2015. DOI: 10.20396/rho.v14i60.8640559. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8640559. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O texto aborda o tema “intelectuais, educação escolar e hegemonia” a partir da análise das formulações, sobre trabalho docente na educação básica, elaboradas por organizações empresariais brasileiras na primeira década do século XXI. Para tanto, recorremos à análise de publicações impressas e digitais de autoria de pessoas e organizações da classe empresarial, além de documentos oficiais da política de educação. O estudo revela que, na concepção empresarial, o trabalho docente é desfigurado em sua natureza e especificidade e, assim, configura-se como obstáculo aos pressupostos da educação emancipatória ao ser convertido em estratégia de controle político e social.

https://doi.org/10.20396/rho.v14i60.8640559
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