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Oportunidades de qualificação profissional fatiadas: as políticas focais e a formação dos trabalhadores
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Palavras-chave

Expansão da educação profissional. Políticas Focais. Trabalho e Educação

Como Citar

HORA, Lícia Cristina Araújo da. Oportunidades de qualificação profissional fatiadas: as políticas focais e a formação dos trabalhadores. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 15, n. 65, p. 73–91, 2015. DOI: 10.20396/rho.v15i65.8642697. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8642697. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

O artigo analisa a expansão da escola pública, em especial o caso da rede do Instituto Federal do Maranhão. Assim, propõe-se compreender, por meio da análise dos diversos programas de qualificação profissional e de elevação de escolaridade que foram direcionados para formação da classe trabalhadora, o caráter democrático e inclusivo da atual multiplicidade de ofertas formativas que compõem a política educacional dos Institutos Federais. Demonstram-se como as estratégias de inclusão social instituem trajetórias subordinadas de qualificação profissional por meio da diversificação de ofertas educacionais que criam a fantasia do discurso de acesso democrático à escola, intensificando no âmbito destes espaços desigualdade no acesso efetivo e democrático ao conhecimento. Destaca-se ainda como a diversidade de ofertas produz uma formação em fatias, característica de uma concepção de política pública que direciona ações focalizadas às comunidades definidas no discurso oficial como: carentes, pobres, marginalizadas, vulneráveis e de baixa renda. É exposto ainda como a distribuição desigual do conhecimento é organizada como estratégia de formação e de controle da classe trabalhadora.

https://doi.org/10.20396/rho.v15i65.8642697
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